segunda-feira, 30 de março de 2015

Guarnição "Rosa" - uma homenagem às nossas Bombeiras Militares!


Na manhã do dia 26 de Março do corrente, em homenagem ao mês da mulher, foi instalada pela primeira vez na história dos 120 anos do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, uma guarnição de serviço no Quartel Central composta exclusivamente por mulheres, desde a motorista da viatura auto-bomba tanque até a Oficial de Serviço!



A composição da "GU Rosa" foi uma iniciativa da Cap Biane (Of de Sv), apoiada pelo Cmt do 1º CRB, Maj Ávila e foi composta pelas Sd Femininas Tais, Campedeli, Natalia e Daiane. Também estiveram presentes ao ato a Cap Nunes (1º CRB) e a Cap Teleoken (11º CRB). 

O espartano ato de passagem de serviço contou com uma presença muito especial, a Major RR Maria Jaqueline da Costa Machado, PIONEIRA GAÚCHA do Corpo de Bombeiros Militar, tendo sido, até hoje, a ÚNICA mulher a ter concluído o C.E.B.O. (Curso de Especialização em Bombeiros para Oficiais), no ano de 1997, entrando para a história de nosso Corpo de Bombeiros do RS.


A Maj Jaqueline, uma entusiasta da atividade e desportista inveterada, atualmente continua atuando como Bombeira Voluntária na cidade de Barcelona, na Espanha, local onde reside e trabalha.



Na ocasião a Maj Jaqueline fez doação ao 1º CRB de seu primeiro par de botas de combate a incêndio canadense (que eram raridades no ano de 1997, e muito mais para pés femininos) e de seu capacete modelo "bullard" (não mais utilizado pelo CBMRS), relíquias que passam a integrar o acervo histórico daquela Unidade.


Durante a rendição do serviço, às 08h da manhã, compareceram ao Quartel Central as Vereadoras de Porto Alegre Mônica Leal e Sofia Cavedom, além de representantes de parlamentares estaduais e municipais, as quais exaltaram a força da mulher gaúcha, uma combatente atávica, defensora de sua gente e de sua terra.


Às nossas bravas combatentes fica o reconhecimento, a admiração e o orgulho por possuirmos tão valorosas mães, esposas, filhas e irmãs forjadas neste solo sagrado do Rio Grande!

Grande abraço a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário