sexta-feira, 6 de março de 2015

Padronização de Procedimentos Operacionais!

A partir do desenvolvimento de um diagnóstico diferencial relativo às necessidades institucionais, em especial no que se refere à consolidação da doutrina e à padronização dos procedimentos, a Divisão de Operações e Defesa Civil (DODC) do Comando do Corpo de Bombeiros, está em fase final de elaboração do plano de ações do biênio 2015/2016.

Focado em quatro vetores, a saber; DOUTRINA, PADRONIZAÇÃO, SERVIÇOS CIVIS AUXILIARES E OPERAÇÕES, a DODC procura ajustar, dentro de cada um desses vetores, um conjunto de ações que visam obter resultados com foco na melhor PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS, de forma a, de uma vez por todas, harmonizar os comportamentos e procedimentos operacionais em todo o Estado.


A imensa tarefa começou a tomar forma a partir do dia 02 de março do corrente, quando o titular da Divisão tomou posse definitiva do cargo e passou a, em conjunto com a equipe da DODC, a definir as metas do biênio.

Como primeira ação, já na "semana 1" de trabalho da nova equipe, O Cap Lang e o 2º Sgt Camargo (ambos da DODC) foram designados para acompanhar o trabalho de padronização de procedimentos operacionais que está sendo desenvolvido pelo 5º CRB na área de resgate veicular, tarefa essa que é coordenada pelo Cap Maurício, Cmt do CB Gramado.


O objetivo da participação do CCB foi o de buscar subsídios relacionados à metodologia empregada pelo pessoal do 5º CRB para a composição do POP (Procedimento Operacional Padronizado), uma vez que o CCB irá instaurar nas próximas semanas oito (08) Câmaras Técnicas com objetivo específico de alinhar a doutrina e de produzirem, até o final de 2015, no mínimo um POP por grupo de trabalho.

Estamos nos movimentado e a participação de todos é absolutamente relevante neste processo de construção doutrinária.


Cumprimentos à equipe do 5º CRB pela iniciativa e asseguro que o suporte do CCB será presente e constante neste processo.

Grande abraço a todos.

Maj Rodrigo Dutra
Chefe da Divisão de Operações e Defesa Civil do CCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário