quarta-feira, 18 de março de 2015

Comparação das Minutas de Projeto de Lei do GT e do MBMRS!

(texto da página do Movimento Bombeiros Militares RS)

No dia 18 de Março do corrente o Movimento Bombeiros Militares RS, focado exclusivamente na REGULAMENTAÇÃO E NA ESTRUTURAÇÃO do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul, teve um dia intenso de atividades.

No período da manhã houve uma audiência entre gestores e integrantes do MBMRS com o Comando do Corpo de Bombeiros onde foram apresentadas pelo Comando do CCB as diferenças entre as propostas do MBMRS e do Grupo de Trabalho que organizou os textos que serão encaminhados pela Secretaria da Segurança Pública à Casa Civil.

Conforme restou compreendido, a maioria dos pleitos institucionais foram contemplados pelos textos produzidos pelo “GT”, o qual construiu um documento que resultou de acordo entre a Secretaria da Segurança Pública, Casa Militar, Comando da Brigada Militar e Comando do Corpo de Bombeiros.

Conforme já referenciado no ano de 2014, novamente não serão contemplados no processo de desvinculação do CBMRS nenhuma medida que atente contra o modelo de carreira militar vigente, de sorte que essa discussão será realizada em conjunto com a Brigada Militar, em momento posterior ao da desvinculação.

Como consequência, não há previsão de mudanças estruturais na carreira do CBMRS, sendo mantido o foco na “regulamentação” e na “estruturação” de forma a assegurar, de uma vez por todas, a autonomia institucional corporativa.

Como novidade positiva encontra-se a criação de uma gratificação exclusiva para os servidores de nível médio com foco no incentivo à formação superior, correspondendo a um adicional no salário dos militares que estão frequentando cursos de graduação superior que pode chegar a 1/3 do vencimento do militar após a conclusão de sua formação superior em qualquer área.

O MBMRS saudou a medida porém informou ao Comando do CCB que pleiteará junto à Casa Civil a manutenção do texto do Projeto de Lei de Fixação de Efetivo protocolado em 2014, o qual previa a inovação relacionada à criação do cargo de Capitão Auxiliar, muito embora compreendamos que tal discussão não possa ser realizada em separado da Brigada Militar.

Na parte da tarde o MBMRS foi recebido pela Deputada Estadual Miriam Marroni, a qual acolheu e reconheceu a legitimidade do MBMRS no sentido de representar interesses da instituição, e não de classe, colocando-se como uma parceira do MBMRS na construção de um Corpo de Bombeiros Militar forte, eficiente e eficaz.

A Deputada Miriam Marroni comprometeu-se em convidar o MBMRS para as próximas audiências públicas que tratem de interesses do Corpo de Bombeiros Militar, demonstrando clareza de compreensão relacionada à premente necessidade de assegurar nossa autonomia plena.

Logo após, a convite da Deputada Estadual, o MBMRS participou da solenidade de instalação da “Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos”, oportunidade em que o MBMRS foi apresentado aos parlamentares e aos representantes de entidades de classe presentes, sendo aplaudido por todos.

Na ocasião o Presidente da ABAMF, Sgt Leonel Lucas, usou a palavra em defesa do MBMRS e da necessidade da imediata desvinculação do CBMRS, observando que: “... a Brigada Militar tem muito a ganhar com a desvinculação do Corpo de Bombeiros, pois a excelência da gestão e dos serviços prestados por esses profissionais oportunizará, certamente, melhorias aos processos similares da Brigada Militar, trazendo com isso, ganhos para toda a sociedade...”.


Foi um intenso e produtivo dia para nosso MBMRS, focado exclusivamente na ESTRUTURAÇÃO e na REGULAMENTAÇÃO, nossa finalidade o único interesse!


PARTICIPE, SE ENVOLVA, MOVIMENTE-SE CONOSCO!

Um comentário:

  1. Evolução de tamanho infinito é a inovadora fomentação ao estudo superior. O Corpo de Bombeiros e, por consequência, a sociedade, só têm a ganhar com profissionais qualificados, que trarão novidades/especialização à tropa. Pessoas valorizadas sempre contribuem mais ao coletivo. Vamos em frente.

    ResponderExcluir