domingo, 23 de novembro de 2014

SALVAMAR - Semana 3 - Formatura

Na manhã do dia 21 de Novembro do corrente, na beira da praia de Tramandaí, se deu a conclusão da primeira turma do Curso de Salvamento no Mar- SALVAMAR/RS.


Ao longo da terceira semana de curso os militares realizaram mais duas etapas de instruções especializadas.

A primeira se deu no dia 19/11, na cidade de Torres. Neste turno de instrução os militares foram apresentados às formações basálticas predominantes daquela praia (o que a torna única no litoral gaúcho), tendo sido treinados na transposição das falésias e no contorno das furnas do morro da "praia da guarita".





 Na manhã do dia 20/11 foi realizada a prova final, composta por exercício completo de salvamento no mar, composto pela identificação da vítima, salto da guarita, clipagem do equipamento, entrada no mar, nado de aproximação, tomada de vítima, reboque da vítima, posicionamento na areia e a avaliação do grau de afogamento.


Às 20h30min do dia 20/11 se deu a instrução noturna. Nesta atividade os militares tomam contato com as dificuldades de identificação de uma vítima sob baixa luminosidade, bem como realizaram a segunda etapa do exercício de "quase afogamento", que tem por objetivo simular, em condições seguras, a dificuldade de manutenção da vítima sob controle mesmo em situações de submersão.




Na manhã do dia 21/11, finalmente após 3 semanas de treinamento intenso, 36 militares concluíram a 1ª Edição do SALVAMAR 2014.


O rito de conclusão foi composto pela incineração das camisetas de treinamento (que simboliza o nivelamento de todos os alunos, não importando se sua origem é PM ou BM, TODOS são Salva-Vidas), pela entrega das camisetas de Salva-Vidas, pelo compromisso do Salva-Vidas e pelo batismo das novas camisetas, uma cerimônia simples e muito significativa.

 
O evento foi realizado na areia, sob a presidência do Ten Cel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, Chefe do Estado- Maior do Corpo de Bombeiros Militar do RS.


Na próxima semana teremos o início da 2ª Turma do SALVAMAR 2014!

Grande abraço a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário