domingo, 16 de novembro de 2014

50 anos de formatura da "Turma de Aspirantes de 1964".


Na quarta-feira, 12 de Novembro, a Brigada Militar comemorou o Dia da Reserva Altiva e o cinquentenário da formatura dos cadetes da turma de 1964. A solenidade ocorreu na Academia de Polícia Militar (APM), com a presença do comandante-geral da BM, coronel Silanus Serenito Mello, que cumprimentou os oficiais da Turma de 64. Destacou a importância da qualificação dos policiais militares, por meio do curso de Bacharel em Direito, “mas é preciso também ter amor pela nossa Instituição, que tem a sua história construída pelo empenho e vibração dos nossos servidores”.

O presidente da Turma de 64, coronel Bento Mathuzalém de Vasconcelos, lembrou o ano de 1961, quando ainda recrutas, estiveram nas trincheiras lutando pela defesa da Legalidade. “Foi o esplendor de uma época. O saber e a disciplina nos forjaram policiais. O tempo passou e, hoje, a Brigada Militar está mais moderna, mais tecnológica para essa batalha sem fim no combate ao crime e aos criminosos, na defesa da nossa sociedade”.


Como materialização da última cerimônia militar da turma de Aspirantes de 1964, foi entregue ao Museu da Brigada Militar o estandarte histórico da Turma de 64. A entrega foi realizada pelo Maj Rodrigo Dutra, filho do Cel Ubirajara Vieira Dutra (falecido), que elaborou o estandarte símbolo da legendária turma do CFO.


O comandante da Legião Altiva, coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, ressaltou os 177 anos da BM, cuja história se confunde com a história do Rio Grande do Sul. Também participaram da solenidade o subcomandante-geral, coronel Alfeu Freitas Moreira, o chefe do Estado-Maior, coronel Leonel da Rocha Andrade, o comandante da APM, tenente-coronel Antônio Osmar da Silva, além de outras autoridades militares e familiares e amigos da Turma de 64.


A Reserva Altiva  foi criado, na década de 70, por proposta do coronel Alfeu Rodrigues Moreira, então comandante do 8º BPM.  Na década de 90, o dia do inativo passou a ser denominado Dia da Reserva Altiva.


A turma “Coronel Octávio Frota” (Aspirantes 64) formou-se no dia 18 de novembro de 1964, concluindo o curso de formação de oficiais que, na época, era de quatro anos.

Texto: Nilza Scotti (Jornalista/RP 5624)
Fotos: Luciano Evangelista / PM5 - BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário