terça-feira, 18 de novembro de 2014

Curso SALVAMAR - Semana 2



No sábado, dia 15 de Novembro, foi concluída a semana 2 do Curso da Salvamento no Mar - SALVAMAR - do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

A segunda semana é destinada ao aprimoramento físico por meio de atividades de longa e média duração, bem como à realização de oficinas específicas relacionadas às peculiaridades enfrentadas pelos Salva-Vidas Gaúchos.

Nesta semana teve início a "parte de mar" do curso, com a demonstração gradativa das técnicas de entrada no mar em velocidade, voltas e nós, salvamento com e sem equipamento e o tradicional exercício de cabo e boia, característico dos mares do sul.







Foram ministradas as instruções de socorros de urgência a afogados, sempre teórico-práticas, com o emprego de manequins de RCP e, posteriormente, com o treino do salvamento "completo", desde o salto da guarita, passando pela entrada no mar em velocidade, a abordagem da vítima, o reboque da vítima, o posicionamento lateralizado, a avaliação do grau de afogamento e a aplicação dos primeiros socorros.


Na quarta-feira pela manhã foi realizado o exercício de "quase-afogamento" o qual tem por objetivo familiarizar o Salva-Vidas com as dificuldades de realizar uma operação de salvamento aquático face à possibilidade de ingestão ou mesmo aspiração involuntária de água do mar.






Na quarta-feira pela tarde foi realizada uma atividade especial composta por três oficinas de salvamento, com pranchão, com moto-aquática e com kite-surfe, onde foi realizada a prática de abordagem da vítima e treinado o controle do equipamento nos casos de salvamento aquático.






Foram também realizado intensos exercícios de adaptação e de transposição de plataformas de pesca, aproveitando-se do mar de porte médio que se apresentou na quinta-feira.




Na sexta-feira foi realizada a prova eliminatória da semana, composta por prova de corrida seguida de transposição da plataforma de pesca de Tramandaí em um tempo pré-determinado.



Nesta semana foram desligados do curso mais 13 militares.

A primeira turma do SALVAMAR teve início com 55 alunos dos quais 36 chegaram à terceira semana (que está em andamento).

Nesta 3ª semana teremos a transposição das furnas de Torres e a instrução noturna.

Grande abraço a todos!

Crédito das fotos: Sd BM Chaves - GBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário