quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Universidade Escocesa visita o Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.

Na tarde do dia 15 de Outubro do corrente recebemos no 1º Comando Regional de Bombeiros – Porto Alegre - uma delegação da Universidade de Glasgow – Escócia (Glasgow Caledonian University).


A visita teve por objetivo o estabelecimento de um canal de ligação técnica entre o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar e aquele país do Reino Unido por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres - CEPED/RS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aquela Universidade Escocesa.

Na ocasião o Engenheiro Civil Jacinto Almeida, Doutorando da UFRGS, apresentou o trabalho desenvolvido pelo CEPED, em conjunto com o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, onde a equipe de experts da UFRGS opera como um corpo técnico de alta qualificação prestando suporte ao trabalho operacional de alta complexidade do Corpo de Bombeiros.

Representaram o CEPED, além do Eng Civil Jacinto, A Dra. Christa Korzenowski e a Eng. Civil Renata Lucena.

Representou a Universidade de Glasgow o Eng Civil Martin Cullen, da Escola de Engenharia, e a Srª. Lorna Campbel, Gerente Regional para o Brasil, ambos daquela Universidade europeia.


           A Universidade de Glasgow, em conjunto com a Universidade de Edinburgo (ambas na Escócia), dispõe de programas específicos voltados à qualificação de Oficiais Sênior em matéria de “Fire Management” (administração dos serviços de proteção contra incêndios), que são aplicados a diversos Corpos de Bombeiros do Reino Unido, tendo sido obtidos excelentes resultados nos processos de melhoria da eficiência e da eficácia dos serviços de bombeiros naqueles países.

           Ficou acordado o estabelecimento de um protocolo de intenções com vistas à implementação de programas de intercâmbio cultural entre o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, via-CEPED, e a Escola de Engenharia da Universidade de Glasgow a ser desenhado ainda no ano de 2013.

            Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário