quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - B.R.E.C.- Treinamento no Estádio Olímpico



Ao longo do dia 21 de Outubro do corrente a turma do curso de multiplicadores de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas -BREC - recebeu instrução específica sobre o manejo de ferramentas de corte e quebra de concreto e aço, ministrada pelo Subcomandante do 1º Comando Regional de Bombeiros, Maj Rodrigo Dutra.


A atividade de BREC (internacionalmente conhecida como USAR -Urban Search and Rescue) é empregada sempre que uma estrutura (natural ou construída) sofra colapso mantendo pessoas ou animais enclausurados em seu interior, no que chamamos de "espaço vital", e é uma condição indispensável à preparação das ações de segurança da Copa do Mundo 2014.

Para tanto uma série de técnicas de avaliação, de escoramento, de abordagem e de penetração na estrutura são utilizadas visando assegurar às equipes de resgate o acesso às vítimas, com o objetivo de assegurar-lhes condições de remoção até a equipe médica. 





No turno do dia 21 de Outubro a turma de multiplicadores, que além dos Bombeiros Militares conta com profissionais da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias, recebeu treinamento de manuseio dos equipamentos de corte e quebra no turno da manhã e de operação prática no turno da tarde.


O exercício foi realizado na pilha de escombros decorrente da demolição do estádio Olímpico Monumental, o qual tem previsão de ser implodido em alguns meses, e seguiu as guias internacionais da INSARAG (International Search and Rescue Advisory Group), grupo consultor do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.






Cumprimentos a todos os alunos desse excelente curso de formação de multiplicadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário