quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Visita Técnica ao Estádio Beira-Rio

Na tarde do dia 24 de Outubro de 2013 os Oficiais do 1º Comando Regional de Bombeiros realizaram visita técnica ao estádio sede da Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre, o estádio Beira-Rio.
O objetivo da visita foi o de conhecer o plano-geral ("master plan") do estádio, e de seu entorno, com vistas à preparação das ações de segurança da Copa do Mundo 2014.

A comitiva do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre foi recebida pelos engenheiros da construtora Andrade Gutierres e do Sport Club Internacional, tendo sido realizada uma verificação geral das instalações de proteção contra incêndio e pânico, momento em que foram feitas sugestões dos Oficiais do Corpo de Bombeiros sobre adequações de rotas de fuga e questionamentos de ordem geral.

Após a visita técnica às obras, foi realizada reunião de trabalho com a direção do Sport Club Internacional com vistas ao estreitamento de relações entre o Corpo de Bombeiros e aquela direção com vistas, de igual forma, ao desenvolvimento das ações de segurança da Copa do Mundo 2014.

As obras avançam em ritmo acelerado e a impressão geral foi positiva.





Grande abraço a todos.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - B.R.E.C.- Treinamento no Estádio Olímpico



Ao longo do dia 21 de Outubro do corrente a turma do curso de multiplicadores de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas -BREC - recebeu instrução específica sobre o manejo de ferramentas de corte e quebra de concreto e aço, ministrada pelo Subcomandante do 1º Comando Regional de Bombeiros, Maj Rodrigo Dutra.


A atividade de BREC (internacionalmente conhecida como USAR -Urban Search and Rescue) é empregada sempre que uma estrutura (natural ou construída) sofra colapso mantendo pessoas ou animais enclausurados em seu interior, no que chamamos de "espaço vital", e é uma condição indispensável à preparação das ações de segurança da Copa do Mundo 2014.

Para tanto uma série de técnicas de avaliação, de escoramento, de abordagem e de penetração na estrutura são utilizadas visando assegurar às equipes de resgate o acesso às vítimas, com o objetivo de assegurar-lhes condições de remoção até a equipe médica. 





No turno do dia 21 de Outubro a turma de multiplicadores, que além dos Bombeiros Militares conta com profissionais da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias, recebeu treinamento de manuseio dos equipamentos de corte e quebra no turno da manhã e de operação prática no turno da tarde.


O exercício foi realizado na pilha de escombros decorrente da demolição do estádio Olímpico Monumental, o qual tem previsão de ser implodido em alguns meses, e seguiu as guias internacionais da INSARAG (International Search and Rescue Advisory Group), grupo consultor do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.






Cumprimentos a todos os alunos desse excelente curso de formação de multiplicadores.


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Protocolada NOVA PEC que cria o Corpo de Bombeiros Militar do RS

No dia 16 de Outubro do corrente foi protocolada nova Proposta de Emenda Constitucional – PEC, que cria o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, desvinculando-o da Brigada Militar.

A NOVA PEC recebeu o número 229/2013 de sorte que a proposta anterior, que tramitava sob o número 225/2013, FOI RETIRADA pelo proponente, Dep. Pedro Pereira, do PSDB.

O próprio Dep. Pedro Pereira é o proponente na nova PEC e seu primeiro signatário.

A atual PEC 229/2013 foi construída a várias mãos, com a participação de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar e de especialistas em Direito Constitucional das equipes técnicas da Assembleia Legislativa, tendo recebido o apoio de 34 (trinta e quatro) assinaturas, de um total de 55 Deputados Estaduais.

Agora a Proposta de Emenda Constitucional será remetida à Comissão de Constituição e Justiça onde, tudo indica, receberá indicação de constitucionalidade, podendo ser levada a plenário ainda neste ano.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul demonstra, com este ato, sua firme disposição de atender aos anseios da população gaúcha por uma melhor segurança contra sinistros em nosso Estado, permitindo que a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar trilhem seus caminhos de forma independente, conforme o modelo adotado em TODO o país desde 1988.

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar, instituições que publicamente já manifestaram suas posições FAVORÁVEIS à desvinculação, aguardam, zelosamente, pelos desdobramentos que trarão como resultado uma melhoria na prestação de serviços à comunidade gaúcha.

O texto e a lista dos Deputados Estaduais signatários da Proposta de Emenda Constitucional podem ser acessados em http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao/tabid/325/SiglaTipo/PEC/NroProposicao/229/AnoProposicao/2013/Origem/Px/Default.aspx


ATENÇÃO BOMBEIROS MILITARES DO RS! MANTENHAMOS VIGILÂNCIA SOBRE O TEMA E SOBRE O ANDAMENTO DA PEC 229/2013, UM MARCO EM NOSSOS 118 ANOS DE EXISTÊNCIA!

Grande abraço a todos e parabéns por mais este passo histórico!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Universidade Escocesa visita o Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.

Na tarde do dia 15 de Outubro do corrente recebemos no 1º Comando Regional de Bombeiros – Porto Alegre - uma delegação da Universidade de Glasgow – Escócia (Glasgow Caledonian University).


A visita teve por objetivo o estabelecimento de um canal de ligação técnica entre o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar e aquele país do Reino Unido por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres - CEPED/RS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aquela Universidade Escocesa.

Na ocasião o Engenheiro Civil Jacinto Almeida, Doutorando da UFRGS, apresentou o trabalho desenvolvido pelo CEPED, em conjunto com o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, onde a equipe de experts da UFRGS opera como um corpo técnico de alta qualificação prestando suporte ao trabalho operacional de alta complexidade do Corpo de Bombeiros.

Representaram o CEPED, além do Eng Civil Jacinto, A Dra. Christa Korzenowski e a Eng. Civil Renata Lucena.

Representou a Universidade de Glasgow o Eng Civil Martin Cullen, da Escola de Engenharia, e a Srª. Lorna Campbel, Gerente Regional para o Brasil, ambos daquela Universidade europeia.


           A Universidade de Glasgow, em conjunto com a Universidade de Edinburgo (ambas na Escócia), dispõe de programas específicos voltados à qualificação de Oficiais Sênior em matéria de “Fire Management” (administração dos serviços de proteção contra incêndios), que são aplicados a diversos Corpos de Bombeiros do Reino Unido, tendo sido obtidos excelentes resultados nos processos de melhoria da eficiência e da eficácia dos serviços de bombeiros naqueles países.

           Ficou acordado o estabelecimento de um protocolo de intenções com vistas à implementação de programas de intercâmbio cultural entre o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, via-CEPED, e a Escola de Engenharia da Universidade de Glasgow a ser desenhado ainda no ano de 2013.

            Grande abraço a todos!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Núcleo de Oficiais Bombeiros da ASOFBM e Coordenador da ABERGS se reúnem na ALRS.

PREVENÇÃO A INCÊNDIOS
Pozzobom se reúne com representantes de entidades ligadas ao Corpo de Bombeiros
Thiago Buzatto - MTE 12622 - 17:36 - 09/10/2013 - Foto: Thiago Buzatto

           
O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) recebeu na manhã desta quarta-feira (09), na Assembleia Legislativa, integrantes do Núcleo de Bombeiros da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (AsOfBM) e da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs). Na oportunidade, o parlamentar entregou para os profissionais a minuta para discussão e sugestões elaborada pela Famurs sobre a instituição do Sistema Compartilhado de Prevenção a Sinistros (Siscop), que estabelece normas para emissão de alvarás de funcionamento e edificação e dá outras providências.

                 Pozzobom relatou que, por sua solicitação, o documento da Famurs foi anexado ao projeto de lei que tramita na Assembleia, e que as entidades que reúnem os bombeiros também devem ter conhecimento sobre seu conteúdo. “Desde o início das discussões sobre a atualização das leis de prevenção contra incêndios tenho sustentado que todos devem estar em sintonia com as novas leis, Estados, municípios e, principalmente o Corpo de Bombeiros”

Participaram da reunião o Tenente Coronel Evaldo, Major Avila, Major Rodrigo e Major Canto, além do coordenador geral da Abergs, Ubirajara Pereira Ramos

domingo, 6 de outubro de 2013

Uso indevido de uniforme igual ou similar ao do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.

Na tarde do dia 04 de Outubro do corrente um fato inusitado se deu junto ao quartel do 1º Comando Regional de Bombeiros.

Um jovem, com formação como bombeiro civil (atividade profissional de cunho privado), foi flagrado no interior da Seção de Prevenção Contra Incêndios – SPI - do quartel central do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, vestindo um uniforme de aparência igual ao fardamento regulamentar da Brigada Militar, inclusive ostentando distintivos de cursos regulados pelo regulamento de uniformes da Brigada Militar  e outros similares aos de cursos realizados nas Forças Armadas.
Ao ser questionado pelos militares daquele setor alegou que o uniforme seguia as orientações do Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado do Rio Grande do Sul.

Devido à semelhança inequívoca quando à cor e ao aspecto geral do uniforme foi aplicado o dispositivo do Artigo 46 do Dec Lei 3.688/46 (Lei das Contravenções Penais), combinado com o Artigo 91 da Lei 10.990/97, sendo lavrado um Termo Circunstanciado por uma patrulha do 9º BPM, com a decorrente apreensão do uniforme.

Cabe um esclarecimento a todos os profissionais, bombeiros militares, voluntários, particulares e civis do Estado do Rio Grande do Sul: as normas internas das entidades de cunho privado (bombeiros civis e particulares) bem como das entidades associativas (bombeiros voluntários) devem atender à legislação que regulamenta a matéria no que tange aos uniformes, compreendendo que “É VEDADO A QUALQUER ORGANIZAÇÃO OU PESSOA CIVIL USAR UNIFORMES OU OSTENTAR DISTINTIVOS, EQUIPAMENTOS, INSÍGNIAS OU EMBLEMAS IGUAIS AOS ADOTADOS NA BRIGADA MILITAR OU QUE COM ELES POSSAM SER CONFUNDIDOS (Lei 10.990/97, Art. 91).


                Ainda, cabe a orientação disposta no parágrafo único do Artigo 91 da Lei 10.990/97 o qual define que – “SERÃO RESPONSABILIZADOS PELA INFRAÇÃO DAS DISPOSIÇÕES DESTE ARTIGO OS DIRETORES OU CHEFES DE SOCIEDADES OU ORGANIZAÇÕES DE QUALQUER NATUREZA, EMPREGADORES, EMPRESAS E INSTITUTOS OU DEPARTAMENTOS QUE TENHAM ADOTADO OU CONSENTIDO QUE SEJAM USADOS UNIFORMES OU OSTENTADOS DISTINTIVOS, EQUIPAMENTOS, INSÍGNIAS OU EMBLEMAS QUE POSSAM SER CONFUNDIDOS COM OS ADOTADOS NA BRIGADA MILITAR (Lei 10.990/97, Art. 91, Parágrafo único).

 Fica, portanto, muito claro que as entidades que, eventualmente, tenham optado por regular internamente o uso de uniformes relacionados à atividade de bombeiro civil, voluntário ou particular, QUE POSSAM SER CONFUNDIDOS COM OS ADOTADOS NA BRIGADA MILITAR, deverão se adequar à legislação estadual, bem como entendemos ser necessário que ORIENTEM SEUS INTEGRANTES, afim evitar situações como a ocorrida na última sexta-feira.

Segue abaixo o link com as imagens dos uniformes apreendidos para melhor compreensão do assunto.


Grande abraço a todos!

Formatura dos Sargentos Bombeiros Militares - 2013


Na tarde do dia 27 de Setembro do corrente, no quartel da Escola de Educação Física da Brigada Militar (Ginásio da Brigada) ocorreu a formatura de conclusão do Curso Técnico de Segurança Pública - CTSP, voltado à formação de Sargentos Bombeiros Militares.

Concluíram o CTSP 67 (sessenta e sete) militares, somados a mais 02 (dois) militares que solicitaram, e obtiveram, reaproveitamento de curso anterior.

O processo de formação dos novos sargentos do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar envolveu uma carga horária de 1.200 horas-aula especificamente voltadas ao aprimoramento técnico-profissional da atividade de bombeiro militar tendo consumido o período de quase um ano de curso, em turno integral.

Para a alegria de todos os presentes acompanhou a solenidade o 3º Sgt Hack, acometido de infarto do miocárdio durante a realização do CTSP 2013, já recuperado e aguardando chamada para a próxima edição.

Na ocasião foi entregue uma distinção ao Maj QOEM Rodrigo Dutra, escolhido pelas duas turmas de novos sargentos do Corpo de Bombeiros como homenageado de ambas.


Aos 2º Sargentos Bombeiros Militares que concluíram o extenso processo de formação desejo os melhores votos de felicidades e sucesso nessa nova fase da vida profissional.



Grande abraço a todos!