sábado, 12 de setembro de 2015

CBMSC discute a Carreira Jurídica Militar.


No dia 08 de setembro a Associação dos Oficiais da Brigada Militar e a Assessoria Parlamentar do CBMRS se fizeram presentes ao Seminário Estadual de Gestão Estratégica e de Emergências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Participaram do evento cerca de duzentos oficiais bombeiros militares catarinenses, em um processo de imersão que visa aperfeiçoar a eficiência e a eficácia corporativa.


A participação da Assessoria Parlamentar do CMBRS decorreu de uma solicitação do Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no sentido de harmonizar junto ao corpo de Oficiais daquela corporação a relevância da construção da carreira jurídica militar no plano estratégico institucional, tendo sido realizada a palestra pelo Major Rodrigo Dutra.


A consolidação da carreira jurídica militar para os quadros de comando dos Corpos de Bombeiros Militares se fundamenta, prioritariamente, na aplicação da lei em tempo real e no exercício pleno da polícia judiciária militar, sem prejuízo da estruturação de quadros de Oficiais Especialistas, compostos por militares oriundos de outros cursos superiores que não as ciências jurídicas e sociais.

O novo modelo nacional das instituições militares dos Estados prevê a sistematização de uma carreira de gestão e de uma carreira de execução, sendo ambas acessíveis por concurso público de nível superior, alicerçando as funções de comando (que exigem profundo conhecimento jurídico na tomada de decisão) nas ciências jurídicas, com um corpo de Oficiais especialistas (oriundos de campos diversos do conhecimento) e de praças com formação de nível superior em qualquer área.


O modelo já se encontra sendo empregado em alguns Estados e consolida-se como um dos maiores avanços em matéria de qualificação dos serviços públicos do País.

Grande abraço a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário