terça-feira, 22 de setembro de 2015

Reunião extraordinária dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares da Brasil.


Entre os dias 17 e 19 de Setembro, na cidade de Palmas/Tocantins, ocorreu a reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corpos d Bombeiros Militares – LIGABOM.

Na ocasião foram debatidos temas diversos, desde a regulamentação e ampliação do controle sobre os serviços civis auxiliares de bombeiros até a discussão sobre projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e que têm impacto direto, ou mesmo indireto, sobre as competências constitucionais dos Corpos de Bombeiros Militares.

Foram também apresentados equipamentos de última geração adquiridos pelo CBMTO, tendo especial destaque uma viatura Auto-Escada Mecânica com 60m de alcance (20 pavimentos) com acesso ao cesto de operação por meio de um elevador que corre paralelo ao corpo da escada.


No dia 18 de Setembro, a convite da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares - LIGABOM, a Associação dos Oficiais da Brigada Militar palestrou sobre a consolidação do modelo de carreira jurídica militar, em consonância com a política estratégica nacional definida em assembleia geral da entidade.


Participaram da apresentação os Comandantes-Gerais e assessores de 25 Corpos de Bombeiros Militares do país, tendo sido considerada, na opinião do Cel Helbingen, Cmt. G. do CBMGO e Presidente da LIGABOM, um marco na compreensão sobre a relevância do estudo de realinhamento dos requisitos de ingresso nas carreiras de Oficiais dos CBM.


Atualmente no Brasil cerca de 33% das Policiais Militares e 14% dos Corpos de Bombeiros Militares têm como requisito de investidura nos cargos de Oficiais Combatentes o bacharelado em Direito como referência.

Relevante sublinhar que a carreira jurídica militar não impede a criação da carreira de Oficiais Especialistas, destinado a profissionais de outros campos do conhecimento que não o jurídico.


A tendência indica que o modelo de carreira jurídica militar reste consolidado nos próximos anos, motivo pelo qual, além das corporações que já adotaram o modelo, há mais oito Estados em processo de atualização de suas leis de inclusão, assegurando a consolidação desse modelo de carreira.


Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário