domingo, 1 de fevereiro de 2015

BARA - Base Avançada de Resgate Aquático


Quem trabalha ou trabalhou na Operação Golfinho do Litoral Norte já ouviu falar na BARA.

Mas afinal, o que é a BARA?

BARA é a sigla de "Base Avançada de Resgate Aquático" e este pequeno quiosque, encravado na orla de Tramandaí, traz uma pequena, porém significativa, história junto ao serviço de salva-vidas do Corpo de Bombeiros Militar.

No ano de 1997 foi inaugurado uma espécie de "centro integrado" de segurança pública em Tramandaí. Esse centro integrado dispunha de equipes do IGP, da Secretaria do Turismo do Estado, da Polícia Civil, da Secretaria do Trabalho e de outros órgãos do Estado.

Os serviços foram sendo descontinuados entre os anos de 1998 e 2002, até que, em 2003 o referido quiosque se encontrava praticamente abandonado.

Há cerca de dez anos (entre os anos 2004 e 2005), devido à necessidade de que o grupamento de salva-vidas de Tramandaí dispusesse de um ponto de apoio na beira da praia daquela cidade, o antigo "centro integrado" foi transferido, definitivamente, para o Corpo de Bombeiros.

No ano de 2007 o quiosque teve seu telhado e aberturas pintados na cor vermelho e, no ano de 2009 foi finalmente pintado totalmente nas cores vermelho e amarelo, cores internacionais do salvamento aquático, servindo como mais do que um apoio aos salva-vidas de Tramandaí, mas como a base geral de Comando de todo o serviço de salva-vidas do Estado.

Embora seja uma estrutura quase espartana, é a partir da BARA que se realiza o controle de efetivos, de materiais e de operações dos salva-vidas de todo o Rio Grande do Sul, sendo a Base um órgão operacional em funcionamento 24 horas por dia, 07 dias por semana.

Por ser muito próximo à praia, a BARA acaba por servir como um ponto de referência para os veranistas, para equipes policiais militares, para turistas estrangeiros e para o público em geral, que diariamente acorre à Base com as mais diversas finalidades.


De informações até atendimentos pré-hospitalares são realizados, diariamente, pelas equipes de serviços das BARA, tornando a base imprescindível para o controle operacional e administrativo de todo o serviço de salva-vidas do RS.


Um grande abraço aos homens e mulheres que operam nos bastidores da Operação Golfinho, garantindo a eficiência e a eficácia dos serviços operacionais de salvamento aquático no Rio Grande do Sul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário