quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dia Nacional do Bombeiro 2014!

 No dia 02 de Julho de 1856 foi instalado na cidade de Rio de Janeiro, por ordem de Sua Alteza Imperial Dom Pedro II, conforme Decreto Imperial Nº 1775, a primeira instituição de Bombeiros do Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte.

(Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do RJ - construção de 1908  que veio substituir o velho casarão assobradado que foi o primeiro Quartel de Bombeiros no Brasil, situado na Praça da Aclamação, atual Praça da República).


Em nosso Estado a história se inicia no dia 30 de Março de 1895, com a criação do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, com seu quartel central localizado na Praça Rui Barbosa (atual camelódromo), tendo sido transferido, em 08 de Julho de 1958, para o quartel onde hoje se encontra instalada a Escola de Bombeiros – legítima e única herdeira da primeira Unidade do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.



As celebrações do dia 02 de Julho de 2014 iniciaram no dia anterior com a tradicional composição da “Guarnição Branca”, atividade que se caracteriza pela assunção de todas as funções do quartel central pelos Oficiais de Porto Alegre e por demais Oficiais voluntários, sendo assim chamada devido aos detalhes “brancos” que caracterizam o uniforme dos oficiais (cinto ginástico e capacete).


Neste ano a "GU Branca" contou com um grupo voluntário de Cadetes Bombeiros Militares que se somaram aos Oficiais, tendo assim sua primeira experiência nas tradições do Corpo.


Durante a noite recebemos a presença do Exmº Sr Comandante Geral da Brigada Militar, Cel QOEM Fabio Duarte Fernandes, o qual confraternizou com os Oficiais, nos brindando com hilariantes histórias de seus tempos de Tenente Bombeiro.


Após a meia-noite, já na madrugada do dia 02 de Julho, a Guarnição Branca deu início à tradicional visita às Estações de Porto Alegre, com o objetivo de cumprimentar os militares de serviço naquela madrugada.




No decorrer do serviço foram atendidas quatro ocorrências pela GU Branca, dentre as quais um incêndio no Bairro Petrópolis e uma verificação de vazamento de vapor na CEASA de Porto Alegre, todas sem vítimas.

(Fotos: página do 1º CRB)

Na manhã do dia 02 de Julho, na sequencia do serviço, ocorreu o também tradicional café da manhã com os Ex-Comandantes, na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, seguido de formatura geral comemorativa à data e voltada ao agradecimento das equipes que compuseram do “Grupamento Copa”, as quais foram desligadas da operação Copa do Mundo.






(Fotos: Comunicação Social do CCB)

Na tarde do mesmo dia, às 17h, foram convidados ao Palácio Piratini todos os Comandantes Regionais de Bombeiros, os representantes de associações de classe dos bombeiros e demais autoridades do Estado e da Brigada Militar para que acompanhassem a sanção do Governador do Estado sobre as alterações da Lei de Prevenção Contra Incêndios, a assinatura do Decreto que cria a Comissão de Estudos de Estruturação do Corpo de Bombeiros Militar e a instalação do Conselho Consultivo de Prevenção Contra Incêndios.

Após a assinatura dos documentos era esperada a histórica designação simbólica do Primeiro Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, porém, para surpresa geral dos presentes, tal ato não foi realizado, tendo o Governador do Estado, Exmº. Sr. Tarso Genro, após a assinatura dos três documentos, agradecido a presença de todos e se retirado do local.

(Foto: Caroline Bicocchi)

Até o momento desta publicação não há confirmação de que o Comandante do CCB seja ratificado como o Primeiro Comandante do CBMRS, nem indicativo de que outro Oficial seja indicado para a histórica designação.

Sigamos em frente!

Grande abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário