quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Soldado do CBMRS recebe homenagem por evitar suicídio em Alegrete/RS.

 
Nesta quarta-feira (30) o comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) homenageou o Soldado Natanael Ferrão pelo salvamento realizado no Rio Ibirapuã em Alegrete, evitando um suicídio.

O comandante-geral da corporação Coronel Cleber Valinodo Pereira entregou uma homenagem de reconhecimento por seu mérito, empenho, dedicação e comprometimento com a vocação de bombeiro. Frisou ainda que o soldado Ferrão foi o primeiro militar agraciado na ‘nova instituição’ Corpo de Bombeiros Militar.

A tentativa de suicídio ocorreu na manhã de sábado (26), momento em que Ferrão voltava para Alegrete após seu serviço. Percebendo um homem à beira da ponte Borges de Medeiros prestes a se jogar, decidiu parar e efetuar o salvamento. Antes de entrar na água, solicitou às pessoas que ligassem para os bombeiros – 193 – e, mesmo sem os equipamentos necessários para efetuar o salvamento, apenas com o auxílio de uma corda atada ao corpo, desceu pela lateral da ponte adentrando o rio.

Usando as técnicas de abordagem aprendidas no curso básico de formação de bombeiro militar, segurou o homem levando-o junto de sí. Percebendo o senhor desorientado e com dificuldades para respirar e falar, pediu para que o mesmo levantasse a cabeça e respirasse pela boca, mantendo a calma, aguardando a chegada da guarnição de serviço acionada, enquanto se agarrava a galhos presos aos pilares da ponte. Com o reforço e os equipamentos de salvamento, foram puxados à margem com segurança.

O soldado Ferrão destacou que num primeiro momento teve receio, pois até entrar na corporação mal sabia nadar. Porém concluiu que o único modo de fazer o resgate da vítima seria adentrar no rio, aplicando as técnicas de salvamento aquático aprendidas no curso de formação, repassadas pelos seus instrutores – Capitão Rafael, e os soldados Linhares e Alessandro.

O Capitão Rafael, instrutor de salvamento aquático do soldado Ferrão, ao saber das palavras do militar, se disse emocionado ao perceber a eficiência e a efetividade de suas aulas. Citou também da grande melhora obtida no decorrer do curso de salvamento por parte de Ferrão, que devido ao seu caráter, força de vontade e dedicação, teve êxito e surpreendente evolução

Matéria da Assessoria de Comunicação Social do CBMRS
Fotos:  Guilherme Pignone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário