quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

SUA PISCINA É SEGURA?


A norma, em tese, deve expressar a vontade popular na forma de definir quais comportamentos são, ou não, esperados da maioria da sociedade.

Nesse sentido a legislação estadual do Rio Grande do Sul que trata sobre segurança aquática determina a instalação de equipamentos, sinalização e, o principal, da pessoa (GUARDA-VIDAS CIVIL) que deverá ser apta a prestar um primeiro atendimento nos casos de afogamento ou mal súbito em estabelecimentos que disponham de opções aquáticas de entretenimento.

Importante lembrar que os riscos em uma piscina não estão exclusivamente associados ao afogamento!

Há riscos de trauma craniano e medular (nos saltos de "ponta"), há riscos de trauma diversos ocasionados pela "correria" das crianças, há riscos de lesões diversas por cortes ocasionados por cacos de vidro ou fragmentos de cerâmica da própria piscina, há riscos de insolação ou de hipotermia (dependendo do caso)....enfim...são diversas as possibilidades quando do uso de diversões aquáticas.

A pergunta que devemos fazer é...:

"A PISCINA QUE MINHA FAMÍLIA FREQUENTA É SEGURA?"

E, para responder essa questão principal, considere as seguintes perguntas secundárias:

1. Essa piscina é de uso exclusivo da família (só familiares e amigos utilizam)?

2. Essa piscina dispõe de filtros de sucção com ralo de proteção (para evitar que cabemos compridos sejam sugados, ocasionando afogamento)?

3. Essa piscina tem profundidade adequada ao uso de crianças, e, se tem, há alguém além dos pais monitorando preventivamente o comportamento das crianças ?

4. Essa piscina possui equipamentos de primeiros socorros e de flutuação disponíveis para os usuários?

5. Essa piscina possui pessoal treinado (GUARDA-VIDAS CIVIL), em posição de pronta-resposta, no caso de afogamento, lesão corporal ou mal súbito?

Se nas suas respostas houver DOIS "NÃO", ou mais, SUA PISCINA É INSEGURA!

Essa é uma importante reflexão que todos os que são usuários de piscinas DEVEM fazer!

A cada 84 minutos um brasileiro morre afogado e 51% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas e residências!!!

Pense nisso, reflita, debata com seu condomínio, clube ou associação!

Não corra riscos desnecessários!!!!


Forte abraço a todos, e lembre-se: "Água no umbigo, sinal de perigo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário