quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Formatura dos novos Soldados Bombeiros Militares do RS!


Na tarde dessa quarta-feira, 28 de dezembro, às 17h, ocorreu a solenidade de formatura de 46 novos soldados do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul), na ABM (Academia de Bombeiro Militar), na Capital gaúcha. O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública Cézar Augusto Schirmer; do Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Alfeu Freitas Moreira, do Comandante do CBMRS, Coronel Adriano Ferreira Krukoski, do Major Romeu Rodrigues da Cruz Neto, Comandante da ABM, entre outras autoridades civis e militares. Aproximadamente 500 pessoas prestigiaram a solenidade, entre convidados e familiares.

O evento contou com a participação da banda de música da Ajudância Geral da Brigada Militar, e a Guarda de Honra da Academia, composta pelo atual quadro de alunos soldados. Ao longo do evento, foram destacados os alunos com melhor desempenho no curso, e foi homenageada a família do soldado Jeferson Taveira Correa, que tombou em decorrência de ferimentos ocasionados durante serviço na cidade de Santa Vitória do Palmar, no dia 7 de fevereiro deste ano.


Os soldados passaram por um curso técnico preparatório para a carreira de Bombeiro Militar, transcorrido no período entre 25 de maio e 22 de dezembro de 2016 – totalizando 1375 horas/aula -, com aprofundamento em ensinamentos teóricos e práticos das disciplinas de adaptação ao serviço bombeiro militar; identidade e cultura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS); psicologia da emergências e dos desastres; proteção ambiental; prevenção e combate a incêndios; sistema de proteção e defesa civil, e de segurança pública; salvamento em altura, terrestre e aquático; e estágio supervisionado, abrangendo o atendimento de ocorrências como a aplicação da legislação de segurança contra incêndios; entre outras.

Estes novos bombeiros são oriundos do concurso público da Brigada Militar, realizado no ano de 2014. Eles serão capacitados no Curso de Operador de Viatura, especialidade que permite a condução e operação de caminhões de combate à incêndio, que se estenderá até o início de fevereiro. Após, serão classificados nos Batalhões do CBMRS para prestar serviços à comunidade.

Hoje, 278 alunos soldados estão em processo de formação e treinamento. Destes, 64 realizam o curso na ABM, e os demais estão distribuídos em Centros de Capacitação e Aperfeiçoamento no interior do Estado. A formatura dos próximos soldados está prevista para o dia 2 de julho de 2017, Dia Nacional do Bombeiro.


O CBMRS, através dos Oficiais e Praças, deseja muito sucesso aos NOVOS BOMBEIROS MILITARES nesta nobre missão de SALVAR VIDAS.


(Matéria do site do CBMRS)

Dia Nacional do Salva-Vidas/Guarda-Vidas!


Na manhã do dia 28 de Dezembro de 2016, na cidade de Tramandaí, RS, foi realizada a celebração do dia nacional do salva-vidas!

Os termos salva-vidas e guarda-vidas são utilizados em todo o mundo para identificar os profissionais que atuam junto à proteção da orla litorânea, em águas abrigadas e em mananciais diversos.


O principal objetivo dos salva-vidas é evitar os afogamentos e outros acidentes entre os banhistas, garantindo que possam estar sossegados e protegidos dos perigos do mar, por exemplo.

A profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente por todo o mundo.


No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.

Um dos primeiros a ocupar uma dessas guaritas foi o homem da foto acima, tirada em Capão da Canoa em 1944. A convite da prefeitura de Osório, em 1936, Manoel Albino de Castro Filho começou um período de mais de três décadas realizando salvamentos em praias como Santa Terezinha, Tramandaí e Capão da Canoa.

Neto de marinheiro e irmão de outros sete salva-vidas, ele viveu muitas aventuras. Em uma ocasião, por exemplo, teve de usar uma corda para salvar nove pessoas – e outras quatro logo em seguida – de uma só vez. Devido à intensa exposição ao sol durante os anos de trabalho, acabou perdendo a visão no olho esquerdo.

(O pioneiro Manoel Albino de Castro Filho, no final dos anos 30)

(salva-vidas Osório - por volta dos anos 60)

(Salva-vidas de Capão da Canoa - 1944)

(Guarita da praia grande/Torres - 1958)


(Guarita principal de Tramandaí - 1970)

Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro por coincidir com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar.

Por coincidência, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.


Neste dia 28 de dezembro foi realizada uma competição entre os salva-vidas gaúchos dos litorais norte e sul e foi concedida a medalha mérito do salvamento aquático da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).

Grande abraço a todos!

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Governo do RS encaminha conclusão da separação dos bombeiros da Brigada Militar

(Foto: RBS TV/reprodução)


O governo do Rio Grande do Sul encaminhou à Assembleia Legislativa dois projetos de lei para concluir o processo de emancipação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Os textos definem regras de transição do efetivo da BM para a nova corporação, e ainda da composição do quadro de servidores.

Os projetos, elaborados por um grupo de trabalho, foram encaminhados à Assembleia Legislativa na última quinta-feira (22).

O texto prevê uma redução de 751 cargos em comparação com a estrutura atual, o que equivale a uma diminuição de 15%. Com isso, passa de 4.852 postos de trabalho para 4.101. Além disso, serão 12 Batalhões de Bombeiros distribuídos por todo o estado. A nova estrutura contará ainda com Comando Geral, Corregedoria, Departamento de Prevenção de Incêndios e Departamento Administrativo.

Em nota, o Palácio Piratini informou que a intenção é criar uma instituição "enxuta, moderna, com menor estrutura administrativa e com ênfase nas atividades operacionais". A ideia, segundo o governo, é incentivar parcerias com municípios para a criação de bombeiros comunitários, serviços auxiliares de bombeiros e escritórios de prevenção de incêndios.

Primeiro projeto não previa cargos

Em junho, foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto que determinava a separação dos Bombeiros da Brigada Militar. Entretanto, o texto não previa a criação de cargos. Na proposta, constava apenas a organização básica e a abertura de um CNPJ para a corporação. Com isso, já será possível que os bombeiros terão autonomia para administrar recursos e firmar convênios.

Há dois anos, os deputados aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que separou as duas corporações, mas esta divisão ainda não funcionava na prática. Havia um prazo – que venceu em 2 de julho – para o envio da proposta que cria o CNPJ.

Antiga reivindicação do Corpo de Bombeiros, a separação da Brigada Militar foi anunciada em fevereiro de 2014 pelo então secretário de Segurança, Airton Michels. Na ocasião, ele informou que o processo se daria em um prazo de cinco anos.

O anúncio, ainda no ano de 2013, se deu após os bombeiros levarem seis horas para controlar um incêndio na Zona Norte de Porto Alegre, o que expôs a falta de estrutura da corporação. Os bombeiros esperam que a autonomia garanta recursos próprios à corporação.


Matéria do site G1 RS

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTOS (Comando do CCB)

(recebido do Comando do CB)
NOTA DE ESCLARECIMENTOS

Em virtude de matérias publicadas na imprensa do Rio Grande do Sul e de informações imprecisas publicadas em órgãos de comunicação referentes à suspensão do recebimento de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS presta os seguintes esclarecimentos:

1.       A decisão de não mais receber os PPCI até que seja regulamentada a matéria tem  por objetivo único a proteção dos usuários que, sem dispor das regras a serem seguidas pela legislação, encontrará dificuldades na confecção dos novos PPCIs, gerando retrabalho tanto para os proprietários/responsáveis técnicos quanto para os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar;

2.       Não há qualquer vinculação entre a decisão de comando de suspender o recebimento de novos PPCIs até que a regulamentação seja publicada, uma decisão de cunho técnico e protetivo do Estado e da comunidade, e o processo de estruturação do CBMRS, processo esse que se encontra bem encaminhado junto ao Governo do Estado.


3.       O Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul refuta quaisquer vinculações entre tais matérias e assegura à comunidade Rio-grandense que não há qualquer dissenso ou tensão entre o CBMRS e o Governo do Estado no que se refere tanto às atividades de prevenção contra incêndios quanto ao processo de estruturação do novo Corpo de Bombeiros Militar.


Adriano Krukoski
Cel QOEM -Comandante do Corpo de Bombeiros do RS

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CBMRS e CBMSC realizam encontro em Torres, RS.


No dia 18 de Outubro do corrente o Comandante do Corpo de Bombeiros do RS, Cel Krukoski, acompanhado de Oficiais do Estado Maior do CCB, esteve reunido com o Cel Graff, Subcomandante Geral do CBMSC e com Oficiais daquela Corporação irmã na cidade de Torres, RS.

O objetivo do encontro foi o de definir ações operacionais integradas e oportunizar a troca de experiências organizacionais, em especial no que se refere a alternativas e rumos a serem tomados pelo serviço de salvamento marítimo, em ambas as Corporações.


Na oportunidade foram também tratados de temas tais quais comunicações, prevenção contra incêndios e composição do sistema de Força Tarefa Estadual, além de ter sido proposta a idéia de realização de um encontro técnico dos Corpos de Bombeiros Militares da Região Sul, em data a ser definida pelos Comandantes.


Grande abraço a todos!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sargento Bombeiro Militar perde a vida em grave acidente de trabalho.


Um grave acidente de trabalho, na tarde do dia 07 de Outubro, em Rio Pardo, ocasionou a morte de um bombeiro militar. De acordo com Tenente Dimas Gottardo, Comandante do Pelotão de Bombeiro Militar de Rio Pardo,  o terceiro-sargento Gerson Luiz Klafke, de 49 anos, estava em seu horário de serviço e teria subido em um caminhão e por algum motivo tombou de cima do mesmo. “Não sabemos se ele tropeçou ou passou mal. Só sabemos que caiu”, contou o comandante.


O sargento bateu a cabeça durante a queda e sofreu traumatismo craniano. Logo após o incidente, os colegas acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O bombeiro foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu. Na função desde 1991, o sargento Klafke já poderia ter se aposentando. Mas, conforme Gottardo, o colega amava a profissão.


Atualmente o Sargento Klafke exercia a função de Condutor-Operador de Viatura (COV), mas atuava em diferentes funções durante o atendimento das ocorrências. “Ele fazia o que fosse preciso. Amava o que fazia. Foi salva-vidas por 20 anos, mas agora queria ficar mais perto da família”, disse Gottardo.


O Sargento Klafke residia em Rio Pardo, era casado e pai de duas filhas.

A Corpo de Bombeiros Militar do RS está enlutado com essa trágica perda e empresta toda a solidariedade e apoio à família do Sargento Klafke neste difícil momento.

Seleção dos novos salva-vidas militares - temporada 2016/2017.


Entre os dias 04 e 08 de Outubro do corrente, nas cidades de Imbé e Tramandaí, RS, ocorreram as fases de habilitação de salva-vidas militares de mar para a temporada 2017/2017.

Foram submetidos à avaliação 285 militares (de um total de 328 inscritos), tendo sido considerados aptos para o curso de salvamento no mar 125 policiais e bombeiros militares.


Entre os dias 13 e 14 de outubro espera-se realizar a "repescagem", voltada aos militares que não tiveram condições de se apresentar para os testes, bem como para aqueles que foram considerados inaptos exclusivamente na prova de mar.


O programa de formação e de treinamento dos salva-vidas militares do RS terá início na segunda semana do mês de novembro.


Grande abraço a todos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Formatura de Aniversário da Escola de Bombeiros e Instituição da Academia de Bombeiro Militar

(Matéria da comunicação Social do CBMRS)


Na tarde desta quinta-feira (22/09), ocorreu na Escola de Bombeiros (EsBo), a formatura alusiva ao 27º aniversário da Escola e  instituição da Academia de Bombeiros Militares (ABM).


O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, dentre elas, o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Alfeu Freitas Moreira, o Sub Comandante Geral, Coronel Andreis Silvio Dal’Lago, o Comandante do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Coronel Adriano Krukoski Ferreira, o Comandante da Escola de Bombeiros, Major Romeu da Cruz Neto,  ex-comandantes da Escola, Comandantes dos Batalhões de Bombeiros de todo o Estado e o Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento.


Durante a formatura houve a entrega da Comenda de Bombeiros a servidores do Corpo de Bombeiros Militar.

O Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Alfeu e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Krukoski, destacaram o importante apoio prestado pela Brigada Militar na emancipação do Corpo de Bombeiros, bem como o trabalho realizado por ambas as Instituições no cumprimento de suas atribuições institucionais junto à Sociedade Gaúcha.


Após a formatura houve o descerramento da placa de instituição da Academia de Bombeiro Militar.


sábado, 3 de setembro de 2016

CBMRS e SOBRASA participam de curso de gestão em salvamento marítimo junto à RNLI (Royal National Lifeboat Institution), na Inglaterra.


Entre os dias 15 e 26 de Agosto ocorreu, na cidade de Poole, Inglaterra, a edição internacional do programa “Future Leaders”, desenvolvida pela RNLI com o objetivo de promover a troca de experiências entre os serviços de resgate marítimo mundiais.

A RNLI (Royal National Lifeboat Institution) é uma instituição não governamental criada no ano de 1824, que, sob coordenação da Real Marinha Britânica, provê serviços de busca e salvamento marítimo, guarda-vidas e resgate de inundações em todo o Reino Unido e na República da Irlanda, dispondo de 236 estações de botes de salvamento e mais de 340 embarcações, entre botes leves e barcos para qualquer tempo.


A edição do programa “Future Leaders 2016” contou com a participação de dezesseis (16) profissionais de resgate aquático oriundos da Grécia, Egito, Indonésia, Brasil, Uruguai, Quênia, Serra Leoa, Tanzânia e Marrocos e foi composto por dois cursos distintos, a saber; o “curso de desenvolvimento organizacional” e o “curso de implementação de serviços de busca e resgate marítimo”.

Cada organização enviou dois representantes. Um dos participantes focou-se no aspecto do desenvolvimento organizacional do curso, que visa as pessoas que operam nos níveis de liderança e gestão organizacional em suas instituições. Tal curso abrangeu temas como modelos de liderança, mapeamento de risco da comunidade, trabalhando com as principais partes interessadas, desenvolvimento de planos de ação, captação de recursos e gestão financeira, marketing e habilidades de mídia.
  
O segundo representante de cada organização aprendeu sobre o lado operacional do serviço de salvamento marítimo e, a cada ano, o foco é diferente. No passado, os participantes aprenderam sobre a formação de salva-vidas, criação e gestão de um serviço de salva-vidas e sobre o “Programa de Sobrevivência Aquática” do RNLI. Este ano, o foco foi voltado à implementação de serviços de busca e salvamento marítimo.





O Brasil esteve representado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) por meio do Cel Carlos Smicelato (do CBPMSP) e do Major Rodrigo Dutra (do CBMRS), bem como pelo Instituto Anjos do Mar, por meio de seus integrantes, Marcelo Ulysséa, Volnei Teixeira Filho e Felipe Oliveira.


A experiência de contato e a rede de relacionamentos que se forma com a participação em programas de intercâmbio internacional desse porte é uma ferramenta chave para o desenvolvimento dos serviços de resgate marítimo offshore em nosso país e, juntos, com a participação da Marinha do Brasil, da SOBRASA e dos Corpos de Bombeiros Militares, com a parceria das entidades não governamentais voltadas à realização de serviços correlatos, esperamos, dentro da próxima década, melhorar o cenário no que se refere à resposta a emergências aquáticas além da zona de arrebentação!


 Grande abraço a todos!