quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Dia Nacional do Salva-Vidas/Guarda-Vidas!


Na manhã do dia 28 de Dezembro de 2016, na cidade de Tramandaí, RS, foi realizada a celebração do dia nacional do salva-vidas!

Os termos salva-vidas e guarda-vidas são utilizados em todo o mundo para identificar os profissionais que atuam junto à proteção da orla litorânea, em águas abrigadas e em mananciais diversos.


O principal objetivo dos salva-vidas é evitar os afogamentos e outros acidentes entre os banhistas, garantindo que possam estar sossegados e protegidos dos perigos do mar, por exemplo.

A profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente por todo o mundo.


No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.

Um dos primeiros a ocupar uma dessas guaritas foi o homem da foto acima, tirada em Capão da Canoa em 1944. A convite da prefeitura de Osório, em 1936, Manoel Albino de Castro Filho começou um período de mais de três décadas realizando salvamentos em praias como Santa Terezinha, Tramandaí e Capão da Canoa.

Neto de marinheiro e irmão de outros sete salva-vidas, ele viveu muitas aventuras. Em uma ocasião, por exemplo, teve de usar uma corda para salvar nove pessoas – e outras quatro logo em seguida – de uma só vez. Devido à intensa exposição ao sol durante os anos de trabalho, acabou perdendo a visão no olho esquerdo.

(O pioneiro Manoel Albino de Castro Filho, no final dos anos 30)

(salva-vidas Osório - por volta dos anos 60)

(Salva-vidas de Capão da Canoa - 1944)

(Guarita da praia grande/Torres - 1958)


(Guarita principal de Tramandaí - 1970)

Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro por coincidir com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar.

Por coincidência, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.


Neste dia 28 de dezembro foi realizada uma competição entre os salva-vidas gaúchos dos litorais norte e sul e foi concedida a medalha mérito do salvamento aquático da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).

Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário