Ao longo do dia 16 de Abril do corrente teve início o árduo trabalho de padronização de procedimentos operacionais do CBMRS.
A atividade é realizada pela Divisão de Operações e Defesa Civil do Comando do Corpo de Bombeiros, sendo coordenada pelos Cap Zaniol, Sgt Eduardo e Sgt Camargo, e objetiva alinhar guias de atuação básicas que permitam otimizar as ações iniciais de resposta a emergências, de forma padronizada.
O processo de construção de novos procedimentos operacionais padronizados, bem como da revisão dos existentes, é uma antiga demanda do CBMRS e somente é possível graças ao desprendimentos de um grupo de Oficiais e Praças especialistas em diferentes áreas operacionais que, voluntariamente, se apresentaram para emprestar seus conhecimentos e sua dedicação ao trabalho.
A participação foi conduzida de forma aberta, através de consulta via correio eletrônico institucional e pelas redes sociais, tendo sido estruturadas 08 (oito) Câmaras Técnicas, assim distribuídas:
1.
Combate a incêndio urbano;
2.
Combate a incêndio rural;
3.
Busca e salvamento terrestre;
4.
Busca e salvamento aquático;
5.
Operação de viaturas;
6.
Suporte Básico de Vida;
7.
Defesa Civil;
8.
Sistema de Comando de Incidentes.
Cada Câmara Técnica irá produzir um Procedimento Operacional Padronizado por semestre (pelos próximos 03 semestres), sempre relacionado à sua área e vinculado aos cadernos temáticos já produzidos ao longo dos anos de 2011 e 2012 pela Escola de Bombeiros.
Desejo um excelente e profícuo trabalho a esses voluntários que estão ajudando a escrever a história de nosso novo CBMRS!
Grande abraço a todos!
e quanto a área de produtos perigosos?
ResponderExcluir