sábado, 18 de abril de 2015

Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) do CBMRS!


Ao longo do dia 16 de Abril do corrente teve início o árduo trabalho de padronização de procedimentos operacionais do CBMRS.

A atividade é realizada pela Divisão de Operações e Defesa Civil do Comando do Corpo de Bombeiros, sendo coordenada pelos Cap Zaniol, Sgt Eduardo e Sgt Camargo, e objetiva alinhar guias de atuação básicas que permitam otimizar as ações iniciais de resposta a emergências, de forma padronizada.

O processo de construção de novos procedimentos operacionais padronizados, bem como da revisão dos existentes, é uma antiga demanda do CBMRS e somente é possível graças ao desprendimentos de um grupo de Oficiais e Praças especialistas em diferentes áreas operacionais que, voluntariamente, se apresentaram para emprestar seus conhecimentos e sua dedicação ao trabalho.

A participação foi conduzida de forma aberta, através de consulta via correio eletrônico institucional e pelas redes sociais, tendo sido estruturadas 08 (oito) Câmaras Técnicas, assim distribuídas:

1.      Combate a incêndio urbano;
2.      Combate a incêndio rural;
3.      Busca e salvamento terrestre;
4.      Busca e salvamento aquático;
5.      Operação de viaturas; 
6.      Suporte Básico de Vida;
7.      Defesa Civil;
8.      Sistema de Comando de Incidentes.

Cada Câmara Técnica irá produzir um Procedimento Operacional Padronizado por semestre (pelos próximos 03 semestres), sempre relacionado à sua área e vinculado aos cadernos temáticos já produzidos ao longo dos anos de 2011 e 2012 pela Escola de Bombeiros.


Desejo um excelente e profícuo trabalho a esses voluntários que estão ajudando a escrever a história de nosso novo CBMRS!

Grande abraço a todos!







Um comentário: