terça-feira, 17 de junho de 2014

INDEPENDÊNCIA!

Soldados Bombeiros Militares Gaúchos, nossos combatentes do passado, que tanto pelearam pela independência sob o jugo das punições e transferências estão, finalmente, vingados!


Com uma esmagadora votação de 49 X 0 a Assembleia Legislativa do RS aprovou hoje, em 2º turno, a PEC 232/2014, que cria o CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS!


Não poderia me furtar de prestar a justa homenagem aos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar que, desde sempre, acreditaram que, sim, era possível romper com o arcaico modelo em vigência no Rio Grande e "tomar as rédeas" de nossas vidas profissionais!

À Norberto Garrido, à Nelson Futuro da Rocha, à Tisiano Felipe De Leoni, à Jacy Clóvis Schonhofen, à Josè Fernando Silva de Cristo, à Cláudio Nuncio, à Juarez Fernandes, à Jaidemir Figueiredo de Ávila e a tantos outros que, mesmo anonimamente, travaram verdadeiras batalhas de bastidores para que pudéssemos, nesta geração, levar a termo nosso sonho conjunto. Muito obrigado senhores. Seus atos nos encorajaram a, jamais, desistir! 

À Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul - ABERGS, na pessoa de seu Coordenador, Sd QPM-2 Ubirajara Ramos, por sua articulação e coragem de, no primeiro momento do Governo atual, ter sido o vetor de fomento da discussão e mais, por ter a sensibilidade de perceber os movimentos favoráveis e contrários, sem jamais ferir a ética ou a disciplina militar. Os senhores e senhoras deram ao povo do Rio Grande do Sul um exemplo de fé elevada no cumprimento da missão!


À Associação dos Oficiais da Brigada Militar, na pessoa de seu Presidente, TC RR Riccardi Guimarães, por sua inequívoca disposição em enfrentar, talvez, o tema mais espinhoso da segurança pública gaúcha, e o fez de peito aberto! 


Desde a tragédia da boate Kiss, passando pelas tortuosas reuniões de elaboração da nova Lei de prevenção contra incêndios do RS, pelo enfrentamento das dificuldades internas de entendimento de Oficiais da ativa, da reserva e reformados, pela firme compreensão de que o Corpo de Bombeiros deveria ser melhorado sem que fosse necessário sua desvinculação e, ao final, pela elegância com que, mesmo sucumbido, prestou a justa homenagem à nova Corporação que hoje é oferecida à gente Gaúcha. TC Riccardi e Diretores da AsOfBM, muito obrigado. Somente uma entidade que acredita no bem-estar de todos poderia demonstrar tamanho desprendimento!


À Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a qual demonstrou franco apoio a este processo sem, jamais, titubear na construção do novo modelo de segurança pública de nosso Estado. A TODOS os senhores Deputados Estaduais, nosso muito obrigado.


Aos Deputados Pedro Pereira e Dr Basegio, pela lucidez e perspisácia com que conduziram os processos sob seu comando, tenham a certeza de que, sem os senhores, nada disso teria sido possível. Temos um dívida de gratidão para com os senhores! Muitíssimo obrigado!


Ao Governo do Estado, pela percepção da relevância do tema e por sua disposição em apoiar a atender aos anseios de nossa população, muito obrigado.


Aos irmãos de outros Estados, mas especialmente aos Bombeiros Militares de Santa Catarina, fontes de estímulo e de inspiração, por favor, recebam o nosso sincero muito obrigado!

Aos nossos (agora) irmãos da Brigada Militar, pelo acolhimento ao longo de quase 80 anos de lutas e de belas passagens escritas nas páginas da história do Rio Grande!

É chegado o momento da partida e, sempre, seremos orgulhosos defensores dos homens de Massot!

Aos Bombeiros Militares, sejam Oficiais ou Praças, nosso trabalho está apenas começando! 

Sigamos em frente, sempre em prol do bem servir à comunidade Gaúcha!

Um enorme e fraterno abraço bombeiro a todos!










3 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS NÓS E PRINCIPALMENTE AS PESSOAS QUE LUTARAM DIRETAMENTE POR ESTA CONQUISTA, NOSSAS AÇÕES ECOAM NA ETERNIDADE, NÃO PUDE ME DESLOCAR DO INTERIOR, MAS VALEU...ISSO É SÓ O COMEÇO...

    ResponderExcluir
  2. Meu pai foi um grande homem e sempre sera lembrado pelo seu trabalho como soldado do fogo, Cel Tisiano Felipe Leoni , muito obrigada por não esquecerem dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as palavras do Maj Rodrigo, pela sempre lembrada atuação de meu avô, Cel Tisiano Felippe de Leoni, na sua incessante luta pelo ''sacerdócio'', de ser bombeiro!
      Marco Aurélio Leoni

      Excluir