segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cadetes Bombeiros Militares do RS - 1ª Turma da história

Na tarde do dia 02 de Junho do corrente, quando da apresentação dos efetivos que comporão o Grupamento Copa 2014, foram incorporados ao Corpo de Alunos da Escola de Bombeiros os 26 (vinte seis) cadetes oriundos da Academia de Polícia Militar que compõem a primeira turma de Cadetes Bombeiros Militares da história da BM.


A formatação do Curso Superior de Polícia Militar (Curso de Formação de Oficiais) foi atualizada e, com as bênçãos do Comando Geral da Brigada Militar, o quarto semestre será destinado à formação específica dos Oficiais integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, sendo realizada integralmente junto aos bancos escolares da EsBo.

Importante frisar que esta é a primeira vez, em mais de 100 anos de história, que uma turma de cadetes é destinada diretamente ao Corpo de Bombeiros, permitindo que o processo de formação de seus Oficiais seja realizado com maior otimização do tempo e, fundamentalmente, dentro da moderna doutrina de capacitação utilizada pelo CBMRS.

Os cadetes, após o "batismo de água", foram encaminhados à sala de instrução onde funcionará o curso e receberam o seus equipamentos de proteção individual (que serão utilizados durante todo o curso) e a emblemática "camiseta vermelha", símbolo das Unidades de Bombeiros da Brigada Militar. 

Desejo aos "pioneiros" muito sucesso na nova profissão que abraçaram!






A vocês, queridos irmãos de armas, deixo este texto, de autoria desconhecida:

Estar onde ninguém pode, fazer o que ninguém quer, para que outros possam viver!


Existem homens e mulheres que correm em direção ao perigo, enquanto outros correm na direção contrária.

Existem homens e mulheres que enfrentam o calor das chamas, as águas revoltas, os abismos, os rochedos gigantes e os perigos da incerteza, para salvar vidas alheias.

Existem homens e mulheres que arriscam a própria vida em defesa de riquezas que não lhes pertencem.

Existem homens e mulheres que veem diariamente a sua imagem refletida nos olhos dos que em desespero, chamam por ajuda.

Existem homens e mulheres que não poupam sacrifícios no cumprimento do dever.

Estes homens e mulheres poderiam ser chamados de heróis, mas eu prefiro chamá-los de, Bombeiros. 

Para ostentar esta farda, é preciso ter muito mais do que só sonhos, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para colocarem risco a vida por pessoas que nunca viu.

É preciso frieza para manchar a farda com sangue, das pessoas que ontem criticavam as nossas opções e zelar pela sua vida como se fosse a mais importante de todas.

É preciso saber que a mesma mão que se estende a pedir socorro, muito dificilmente se voltará a estender em sinal de agradecimento.

Não se pode gostar de natal nem de páscoa, de ano novo ou de Carnaval, pois enquanto o mundo festeja, os nossos olhos permanecem atentos e a alma sempre velando pela segurança daqueles que estão sob nossas asas.

É preciso ter paciência e saber que a prevenção, é sempre mais eficiente, embora as estatísticas não registrem incêndios e acidentes que não ocorrem, somente com o passar dos anos, se aprende, que não há glória em combater um incêndio que poderia ter sido evitado.

Para ser bombeiro o corpo precisa de saber que não há diferença entre a madrugada fria, ou o verão quente, e que entre a água e o fogo... todos se igualam ao som das sirenes.

É preciso gostar de química, entender um pouco de física, gostar de caminhões, entender como funciona o corpo humano, saber conversar com o fogo e com a água, mas principalmente tem que gostar da vida, saber que nem todas as estrelas do céu valem uma vida, e para salvá-la, tudo o que se tem, terá que ser colocado há disposição, inclusive a própria vida do bombeiro.

É preciso saber que não vai ficar rico, que vai trabalhar demais, que os fracassos serão fantasmas que nos vão perseguir para sempre, e o sucesso são nuvens que se dissipam ao amanhecer.

É preciso ser totalmente abnegado, um apaixonado pelo que faz, pois mesmo diante dos piores momentos, dos muitos bombeiros que já conheci, nunca vi algum que tenha por um só minuto, se arrependido da escolha que fez.


"a sua esperança em nós, a nossa esperança em Deus"


Sejam muito Bem-vindos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário