terça-feira, 16 de julho de 2013

Protocolada PEC que cria Corpo de Bombeiros Militar do RS

Na tarde de hoje, após uma semana de negociações e ajustes entre o Gabinete do Deputado Pedro Pereira (PSDB), a Associação de Oficiais da Brigada Militar (AsOfBM) e a Associação de Bombeiros do RS (ABERGS), com a interveniência de diversos Oficiais integrantes do Comando do Corpo de Bombeiros e do Policiamento Ostensivo favoráveis ao tema, foi protocolado o substitutivo da PEC 225/2013 a qual DESVINCULA O CORPO DE BOMBEIROS DA BRIGADA MILITAR E CRIA O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

O texto, originalmente protocolado no dia 11/07/2013, passou por modificações elaboradas pelos próprios integrantes do Corpo de Bombeiros da BM no sentido de QUALIFICAR O CORPO DE BOMBEIROS E ASSEGURAR SUA PLENA AUTONOMIA DE GESTÃO (consoante com os pedidos que vêm sendo feitos há dois anos pela ASOFBM e pela ABERGS), permitindo, dessa forma, a estruturação de um serviço de qualidade à altura das pretensões da comunidade gaúcha!

O texto da PEC poderá ser visualizado no site da Assembléia Legislativa do RS como uma emenda ao texto original, uma vez que se trata de um substitutivo.

A discussão agora toma forma e se materializa com a manifestação do Poder Legislativo através da opinião dos Deputados Estaduais sobre o caminho a ser trilhado por nosso Estado em matéria de prevenção e proteção contra sinistros.

Dessa forma, inequivocamente, se solidifica a posição majoritária já apresentada pelos Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros, pelo Conselho Superior de Coronéis da Brigada Militar, pela ampla maioria da imprensa gaúcha, pelas Entidades representativas de classe de Oficiais e Praças, pela população gaúcha (em qualquer enquete que se faça sobre o tema) e pela "casa do povo", a Assembléia Legislativa do Estado do RS!

Após o recesso parlamentar o assunto entra em pauta para que se estabeleça a plena discussão e a apresentação das emendas eventualmente ainda necessárias!

Este é um dia histórico para TODOS OS GAÚCHOS!

Cumprimentos aos bravos militares que, acima de tudo, acreditam que SIM, é possível fazer mais e melhor quando se trata da proteção à vida de nossa gente!

Especiais cumprimentos ao enorme grupo de Oficiais e Praças da Brigada Militar que, mesmo silenciosos, ajudaram a construir este processo, com suas opiniões, participação em reuniões (por vezes não tão ostensivas), por seus telefonemas, postagens em internet, discussões pessoais e, acima de tudo, aqueles destemidos homens e mulheres que têm a coragem de entrar de "peito aberto" nessa histórica discussão, de ouvirem e de se fazer ouvirem!

Os senhores e senhoras estão ajudando a escrever mais algumas belas páginas da história do Rio Grande!

"FAÇA E FAÇA SABER".

Abaixo segue o texto protocolado hoje como substitutivo.

Grande abraço a todos!











2 comentários:

  1. É o que se espera, Rodrigo. Na separação, a criação de um Corpo de Bombeiro Militar é a melhor, pois vai assegurar os oficiais bombeiros nesta função e no comando da nova corporação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo empenho em romper esse Paradigma. Se os movimentos do legislativo contassem com mais atitudes como essa com certeza conviveríamos numa sociedade muito mais evoluída.
    Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir