quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Oficiais da Brigada Militar indicam DESVINCULAÇÃO do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.

No dia 22 de Julho do corrente, após a reunião dos Comandantes Regionais de Bombeiros havida na cidade de Torres, entre os dias 16 e 18 de Julho, foi protocolada junto ao Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar a posição formal do Comando do Corpo de Bombeiros, onde os Oficiais em função de Comando indicaram, à UNANIMIDADE, como necessária a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar e a criação do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

A indicação acompanha a posição já adotada pelos Coronéis integrantes do Conselho Superior da Brigada Militar, os quais deliberaram no mesmo sentido há cerca de dois meses em reunião havida na cidade de Santana do Livramento.

Tal posição, em caráter formal e unânime, é um divisor de águas na história que permeia esse espinhoso tema e jamais foi atingida em momentos anteriores.

Essa manifestação somente vem a reforçar os indicativos e os caminhos apontados, há longa data, pelos militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul sobre a necessidade de independência administrativa, financeira e operacional em relação às atividades de Polícia Militar, nos mesmos moldes de todo o restante do País.

O espirito não é o de uma cisão, tampouco de uma separação traumática, mas sim da construção de uma Instituição de Estado que detenha responsabilidade plena sobre seus atos, sejam eles julgados corretos, sejam julgados de forma diversa.

A RBS TV noticiou hoje, dia 01 de Agosto de 2013, a manifestação formal dos Oficiais do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.

(Clique na imagem para assistir o vídeo)

Não há mais tempo a perder, o Estado do Rio Grande do Sul precisa enfrentar essa questão de peito aberto, com transparência e sem esconder a real situação em que se encontra.

Somente com a criação do Corpo de Bombeiros Militar do RS teremos condições de aportar recursos humanos, financeiros e materiais, tão necessários à reversão do atual quadro de fragilidades, sem que haja qualquer tipo de interferência gerencial relacionada aos assuntos afetos, exclusivamente, às atribuições de Polícia Militar.

Grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário