quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Formatura dos novos Soldados Bombeiros Militares do RS!


Na tarde dessa quarta-feira, 28 de dezembro, às 17h, ocorreu a solenidade de formatura de 46 novos soldados do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul), na ABM (Academia de Bombeiro Militar), na Capital gaúcha. O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública Cézar Augusto Schirmer; do Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Alfeu Freitas Moreira, do Comandante do CBMRS, Coronel Adriano Ferreira Krukoski, do Major Romeu Rodrigues da Cruz Neto, Comandante da ABM, entre outras autoridades civis e militares. Aproximadamente 500 pessoas prestigiaram a solenidade, entre convidados e familiares.

O evento contou com a participação da banda de música da Ajudância Geral da Brigada Militar, e a Guarda de Honra da Academia, composta pelo atual quadro de alunos soldados. Ao longo do evento, foram destacados os alunos com melhor desempenho no curso, e foi homenageada a família do soldado Jeferson Taveira Correa, que tombou em decorrência de ferimentos ocasionados durante serviço na cidade de Santa Vitória do Palmar, no dia 7 de fevereiro deste ano.


Os soldados passaram por um curso técnico preparatório para a carreira de Bombeiro Militar, transcorrido no período entre 25 de maio e 22 de dezembro de 2016 – totalizando 1375 horas/aula -, com aprofundamento em ensinamentos teóricos e práticos das disciplinas de adaptação ao serviço bombeiro militar; identidade e cultura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS); psicologia da emergências e dos desastres; proteção ambiental; prevenção e combate a incêndios; sistema de proteção e defesa civil, e de segurança pública; salvamento em altura, terrestre e aquático; e estágio supervisionado, abrangendo o atendimento de ocorrências como a aplicação da legislação de segurança contra incêndios; entre outras.

Estes novos bombeiros são oriundos do concurso público da Brigada Militar, realizado no ano de 2014. Eles serão capacitados no Curso de Operador de Viatura, especialidade que permite a condução e operação de caminhões de combate à incêndio, que se estenderá até o início de fevereiro. Após, serão classificados nos Batalhões do CBMRS para prestar serviços à comunidade.

Hoje, 278 alunos soldados estão em processo de formação e treinamento. Destes, 64 realizam o curso na ABM, e os demais estão distribuídos em Centros de Capacitação e Aperfeiçoamento no interior do Estado. A formatura dos próximos soldados está prevista para o dia 2 de julho de 2017, Dia Nacional do Bombeiro.


O CBMRS, através dos Oficiais e Praças, deseja muito sucesso aos NOVOS BOMBEIROS MILITARES nesta nobre missão de SALVAR VIDAS.


(Matéria do site do CBMRS)

Dia Nacional do Salva-Vidas/Guarda-Vidas!


Na manhã do dia 28 de Dezembro de 2016, na cidade de Tramandaí, RS, foi realizada a celebração do dia nacional do salva-vidas!

Os termos salva-vidas e guarda-vidas são utilizados em todo o mundo para identificar os profissionais que atuam junto à proteção da orla litorânea, em águas abrigadas e em mananciais diversos.


O principal objetivo dos salva-vidas é evitar os afogamentos e outros acidentes entre os banhistas, garantindo que possam estar sossegados e protegidos dos perigos do mar, por exemplo.

A profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente por todo o mundo.


No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.

Um dos primeiros a ocupar uma dessas guaritas foi o homem da foto acima, tirada em Capão da Canoa em 1944. A convite da prefeitura de Osório, em 1936, Manoel Albino de Castro Filho começou um período de mais de três décadas realizando salvamentos em praias como Santa Terezinha, Tramandaí e Capão da Canoa.

Neto de marinheiro e irmão de outros sete salva-vidas, ele viveu muitas aventuras. Em uma ocasião, por exemplo, teve de usar uma corda para salvar nove pessoas – e outras quatro logo em seguida – de uma só vez. Devido à intensa exposição ao sol durante os anos de trabalho, acabou perdendo a visão no olho esquerdo.

(O pioneiro Manoel Albino de Castro Filho, no final dos anos 30)

(salva-vidas Osório - por volta dos anos 60)

(Salva-vidas de Capão da Canoa - 1944)

(Guarita da praia grande/Torres - 1958)


(Guarita principal de Tramandaí - 1970)

Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro por coincidir com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar.

Por coincidência, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.


Neste dia 28 de dezembro foi realizada uma competição entre os salva-vidas gaúchos dos litorais norte e sul e foi concedida a medalha mérito do salvamento aquático da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).

Grande abraço a todos!

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Governo do RS encaminha conclusão da separação dos bombeiros da Brigada Militar

(Foto: RBS TV/reprodução)


O governo do Rio Grande do Sul encaminhou à Assembleia Legislativa dois projetos de lei para concluir o processo de emancipação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Os textos definem regras de transição do efetivo da BM para a nova corporação, e ainda da composição do quadro de servidores.

Os projetos, elaborados por um grupo de trabalho, foram encaminhados à Assembleia Legislativa na última quinta-feira (22).

O texto prevê uma redução de 751 cargos em comparação com a estrutura atual, o que equivale a uma diminuição de 15%. Com isso, passa de 4.852 postos de trabalho para 4.101. Além disso, serão 12 Batalhões de Bombeiros distribuídos por todo o estado. A nova estrutura contará ainda com Comando Geral, Corregedoria, Departamento de Prevenção de Incêndios e Departamento Administrativo.

Em nota, o Palácio Piratini informou que a intenção é criar uma instituição "enxuta, moderna, com menor estrutura administrativa e com ênfase nas atividades operacionais". A ideia, segundo o governo, é incentivar parcerias com municípios para a criação de bombeiros comunitários, serviços auxiliares de bombeiros e escritórios de prevenção de incêndios.

Primeiro projeto não previa cargos

Em junho, foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto que determinava a separação dos Bombeiros da Brigada Militar. Entretanto, o texto não previa a criação de cargos. Na proposta, constava apenas a organização básica e a abertura de um CNPJ para a corporação. Com isso, já será possível que os bombeiros terão autonomia para administrar recursos e firmar convênios.

Há dois anos, os deputados aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que separou as duas corporações, mas esta divisão ainda não funcionava na prática. Havia um prazo – que venceu em 2 de julho – para o envio da proposta que cria o CNPJ.

Antiga reivindicação do Corpo de Bombeiros, a separação da Brigada Militar foi anunciada em fevereiro de 2014 pelo então secretário de Segurança, Airton Michels. Na ocasião, ele informou que o processo se daria em um prazo de cinco anos.

O anúncio, ainda no ano de 2013, se deu após os bombeiros levarem seis horas para controlar um incêndio na Zona Norte de Porto Alegre, o que expôs a falta de estrutura da corporação. Os bombeiros esperam que a autonomia garanta recursos próprios à corporação.


Matéria do site G1 RS