sexta-feira, 22 de maio de 2015

Força Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina


Entre os dias 19 e 20 de Maio do corrente, na cidade de Florianópolis, ocorreu o 4º exercício conjunto da Força Tarefa de Pronta Resposta do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O exercício envolveu cinco Batalhões de Bombeiros Militares e teve por objetivo treinar e avaliar as condições de resposta a emergências de grande porte sob o sistema de comando de incidentes.


A complexa operação foi coordenada pelo Ten Cel Cesar Assumpção (Cmt do 10º BBM), atual Coordenador-Geral da FT Catarinense.

O conceito de Força Tarefa exige uma logística completa de intervenção em emergências sem que seja necessária a utilização de recursos do local sinistrado, sendo baseado no modelo de pequenos grupos de intervenção compostos por 12 militares dispostos em 03 veículos tracionados, por Batalhão acionado.



Esses times acorrem à cena com equipamento completo de operação, ração individual, barracas individuais e treinamento padronizado, podendo permanecer operando no terreno por até 07 dias, momento em que são substituídos por outro time de intervenção.

As ações tiveram início às 22h do dia 19 de Maio, com o acionamento dos times de intervenção das Unidades Militares envolvidas e com a instalação do Posto de Comando Móvel, sendo as equipes recebidas e dispostas na zona de reunião ao longo da madrugada do dia 20 de Maio.

Na manhã do dia 20 de Maio foram realizadas três oficinas de adestramento em ocorrências BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas) compostas por manobras de progressão no terrenos, movimentação de cargas e operação de ferramentas pesadas, em sistema de oficinas de treinamento.


O Comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul enviou o Cmt do GBS, Maj Canto, o Cmt do 1º CRB, Maj Ávila e o Chefe da Divisão de Operações, Maj Rodrigo, para acompanhamento de toda a manobra, com vistas à estruturação do conceito de Força Tarefa junto ao CBMRS.


O aprendizado e a troca de informações foram extremante proveitosos e, dentro das próximas semanas, o CCB enviará nova equipe ao Estado de Santa Catarina para a realização de reunião técnica com o Comando do CBMSC afim de colher o detalhamento administrativo-operacional necessário à composição de tal modelo no Rio Grande do Sul.


Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário