quinta-feira, 11 de julho de 2013

PEC que desvincula o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar


11/07/2013


Representantes do Corpo de Bombeiros propõem alterações na PEC que separa a corporação da Brigada Militar

Crédito da foto: Taís Pereira
O deputado Pedro Pereira, autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 225/2013 que desvincula o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, recebeu nesta quarta-feira (10) o Major Rodrigo Dutra, Coordenador do Núcleo de Oficiais Bombeiros da Associação de Oficiais da Brigada Militar, o Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros e Ubirajara Ramos, Coordenador Geral da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (ABERGS). Os representantes do Corpo de Bombeiros se colocaram à disposição para promover ajustes no texto da PEC, tendo em vista que buscam a sua desvinculação da Brigada Militar. Entretanto, eles defenderam a permanência do caráter militar da corporação.

Desde a tragédia da boate Kiss em Santa Maria e, mais recentemente, o infortúnio ocorrido no Mercado Público de Porto Alegre, os debates sobre os recursos utilizados pelos bombeiros no combate a incêndios estão cada vez mais em pauta. De acordo com os representantes dos bombeiros, a desvinculação oferece autonomia administrativa e financeira necessária para o aperfeiçoamento da carreira dos integrantes da corporação, além de um volume maior de recursos para investimentos em equipamentos e infraestrutura.

Pereira se sensibilizou com os pedidos dos bombeiros para elaboração da PEC. O parlamentar conseguiu 32 assinaturas das 19 assinaturas necessárias à tramitação da matéria no Parlamento. A proposta será analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a votação em plenário. Para ser aprovada pela Assembleia Legislativa e virar lei, a PEC precisa passar por dois turnos e receber 33 votos em plenário.

O deputado explicou que a emenda busca reorganizar suas atividades na condição do órgão. "A sociedade tem direito a bombeiros com profissionalismo, autonomia de gestão, equipamentos adequados e carreira própria. O bombeiro precisa encontrar sua identidade, aproximar-se da sociedade,buscando uma consciência e participação solidária na comunidade", concluiu.

Renata Leite

4 comentários:

  1. Bom dia Major! Sugiro divulgar o máximo que puder, buscando apoio e manifestações de bombeiros de outros Estados. Muitos Gaúcho têm medo de represálias, elas virão, inevitáveis, mas vocês sairão vitoriosos. Nossa corporação se desvinculou há 15 anos, há mais ou menos dez anos nosso codigo de prevenção entrou em vigor, nossa arrecadação aumentou. Estamos com um auto-escada nova, está em licitação mais três, uma delas bem maior, e uma plataforma. Nosso Estado tem apenas 52 municípios, em quinze deles temos quartéis e estamos aumentando essa força. Isso só foi possível com a separação. Estamos à disposição para contribuir com experiencia. Torço por vocês. Sou ex-aluno CEBO 2010.

    ResponderExcluir
  2. Mas báh, especial de primeira esta noticia Maj Rodrigo Dutra, temos que nos mobilizar para estar presentes nestas votações (TODOS OS BOMBERIOS DE FOLGA), agora é a hora .... aguardando as datas de análise do CCJ e dos dois turnos de votação na AL ..... atento!
    ALEX - 1ºSGT BOMBEIRO

    ResponderExcluir
  3. Bah Major!! Deve ser aprovada, sem dúvida! O povo clama! Houve um tempo, não muito longe em que o Governo não ouvia seus "dependentes", hoje é diferente! E, pode contar comigo e meus colegas de São Leopoldo!! Apoio total!! BOMBEIROS SEMPRE!!
    Sd Samanda.

    ResponderExcluir
  4. NOBRES LEITORES,
    SE OS BOMBEIROS FOREM REALMENTE DESVINCULADOS DA BRIGADA CONTINUARÃO SENDO MILITARES E O SERVIÇO SERÁ FEITO DO MESMO JEITO.
    O MILITAR NÃO ESTA PREOCUPADO EM SALVAR VIDAS, MAS SOMENTE EM CARGOS, PATENTES E PROMOÇÕES, APOIO O NOBRE DEPUTADO QUE ESTÁ A ANOS LUZ DOS OUTROS DO BRASIL À FORA.
    AQUI EM PERNAMBUCO OS BOMBEIROS SÃO EMANCIPADOS DA POLICIA MILITAR MAS, AS MORTES E O DESCASO COM RELAÇÃO AO TEMPO RESPOSTA INDICADO PELA ONU E PELA OMS CONTINUAM E NÃO SE FAZ NADA PARA MUDAR O SISTEMA.
    A ALGUNS MESES ATRÁS UMA MOÇA MORREU VITIMA DE ATAQUE DE TUBARÃO NA PRAIA DE BOA VIAGEM, E TODOS VIRAM QUE OS PRAÇAS BOMBEIROS FORAM DE FATO GRANDES HÉROIS NA ÁGUA, MAS O TEMPO RESPOSTA NA ÁREA CLINICA FOI UMA LASTIMA QUE RESULTOU NA MORTE DA MOÇA.
    OUTRA VEZ VOLTO A REPETIR, NÃO BASTA SÓ EMANCIPAR OS BOMBEIROS, TEM MESMO QUE DESMILITARIZAR ESSE SERVIÇO, OLHEM TAMBÉM A PEC 430/09 DA CAMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS DE AUTORIA DE CELSO RUSSOMANO, ESSE SIM FARIA TUDO ISSO MUDA E DAR CERTO, TALVEZ O BRASIL FICARIA IGUAL AOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO EM RELAÇÃO A EMERGÊNCIA E COMBATE A INCÊNDIOS.
    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir