segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Seu comportamento na praia é seguro?


O verão está a “pleno vapor” e tudo o que queremos, quando vamos à praia, é aproveitar ao máximo cada segundo. Sol, mar, areia, crianças brincando, caipirinha, amigos...enfim, tudo de bom que o verão nos proporciona, mas, fica uma pergunta; “Eu tenho um comportamento seguro nesse local?”

A praia, embora seja um ambiente de descontração, esconde perigos com os quais nem sempre estamos preparados para lidar.

Hoje elencamos aqui 5 dicas simples que poderão tornar o veraneio, ou o feriado, mais seguro para você e sua família!

1. PROCURE UM LOCAL PROTEGIDO POR GUARDA-VIDAS!
Os guarda-vidas são o primeiro elo da cadeia de sobrevivência ao afogamento. São eles que orientarão você e sua família sobre os riscos daquele local de banho. Observe se a guarita tem a bandeira hasteada. Se não tiver, o posto está desativado naquele momento. E lembre-se: A extensão de um posto de Guarda-Vidas é de 150 metros para cada lado da guarita! Se você estiver além dessa distância, você está em LOCAL NÃO PROTEGIDO!


2. BOCAS DE BARRA DE RIO, COSTÕES DE PEDRA E PLATAFORMAS DE PESCA NÃO SÃO LOCAIS PARA BANHO!
Nas bocas de barra de rio (como a barra do rio Tramandaí e a barra do rio Mampituba), nos costões da praia de Torres (praia da guarita, praia da cal e praia grande) e próximo às plataformas de pesca (em Xangri-lá, Tramandaí e Cidreira) há a formação de fortes correntes de retorno, com força suficiente para arrastar um bom nanador em direção ao fundo do mar. EVITE ESSES LOCAIS E NÃO PERMITA QUE CRIANÇAS BRINQUEM NESSAS ÁGUAS!


3. NÃO LEVE CRIANÇAS “PARA O FUNDO”!
Muitas vezes observamos adultos levando crianças para a zona de arrebentação, no intuito de proporcionar alguma “diversão adicional”. Esse comportamento é COMPLETAMENTE INSEGURO e, não raras vezes, ocasiona o afogamento do adulto e da criança. Uma onda mais forte, ou um buraco, pode fazer com que o adulto perca o equilíbrio, soltando a criança, o que poderá resultar em uma tragédia. Para crianças a regra é “ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO”!


4. ÁLCOOL E MAR SÃO UM COMBINAÇÃO PERIGOSA!
É natural que, na beira da praia, os adultos consumam bebidas alcoólicas. O problema é que, ao entrar no mar, a desorientação e a alteração do estado de consciência podem levar o indivíduo, muito rapidamente, ao afogamento. EVITE ENTRAR NO MAR SOB EFEITO DO ÁLCOOL E ESTEJA ATENTO AOS SEUS AMIGOS E FAMILIARES QUE, MESMO ASSIM, TENHAM ENTRADO NA ÁGUA!


5. LEVE CONSIGO SEMPRE O PROTETOR SOLAR, ÁGUA E UM FRASCO COM VINAGRE!
Protetor solar e água potável são elementos indispensáveis para quem pretende passar um dia na praia e não quer passar a noite em desconforto por queimadura solar ou desidratação. Faça as crianças beberem muita água e renove a aplicação de protetor solar a cada 2 horas de exposição. O vinagre deve ser utilizado nos casos de queimadura por água viva (mãe d´água), sendo aplicado diretamente sobre o local da lesão, SEM ESFREGAR, e depois lavando o local COM ÁGUA DO MAR, e NÃO com água potável (a água potável tem a característica de aumentar a descarga de veneno das águas vivas).


Siga essas dicas e converse com seus amigos sobre os comportamentos seguros na praia!

Se tiver dúvidas, converse com o Guarda-Vidas! Ele é seu melhor amigo neste verão!


Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário