segunda-feira, 24 de outubro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTOS (Comando do CCB)

(recebido do Comando do CB)
NOTA DE ESCLARECIMENTOS

Em virtude de matérias publicadas na imprensa do Rio Grande do Sul e de informações imprecisas publicadas em órgãos de comunicação referentes à suspensão do recebimento de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS presta os seguintes esclarecimentos:

1.       A decisão de não mais receber os PPCI até que seja regulamentada a matéria tem  por objetivo único a proteção dos usuários que, sem dispor das regras a serem seguidas pela legislação, encontrará dificuldades na confecção dos novos PPCIs, gerando retrabalho tanto para os proprietários/responsáveis técnicos quanto para os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar;

2.       Não há qualquer vinculação entre a decisão de comando de suspender o recebimento de novos PPCIs até que a regulamentação seja publicada, uma decisão de cunho técnico e protetivo do Estado e da comunidade, e o processo de estruturação do CBMRS, processo esse que se encontra bem encaminhado junto ao Governo do Estado.


3.       O Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul refuta quaisquer vinculações entre tais matérias e assegura à comunidade Rio-grandense que não há qualquer dissenso ou tensão entre o CBMRS e o Governo do Estado no que se refere tanto às atividades de prevenção contra incêndios quanto ao processo de estruturação do novo Corpo de Bombeiros Militar.


Adriano Krukoski
Cel QOEM -Comandante do Corpo de Bombeiros do RS

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CBMRS e CBMSC realizam encontro em Torres, RS.


No dia 18 de Outubro do corrente o Comandante do Corpo de Bombeiros do RS, Cel Krukoski, acompanhado de Oficiais do Estado Maior do CCB, esteve reunido com o Cel Graff, Subcomandante Geral do CBMSC e com Oficiais daquela Corporação irmã na cidade de Torres, RS.

O objetivo do encontro foi o de definir ações operacionais integradas e oportunizar a troca de experiências organizacionais, em especial no que se refere a alternativas e rumos a serem tomados pelo serviço de salvamento marítimo, em ambas as Corporações.


Na oportunidade foram também tratados de temas tais quais comunicações, prevenção contra incêndios e composição do sistema de Força Tarefa Estadual, além de ter sido proposta a idéia de realização de um encontro técnico dos Corpos de Bombeiros Militares da Região Sul, em data a ser definida pelos Comandantes.


Grande abraço a todos!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sargento Bombeiro Militar perde a vida em grave acidente de trabalho.


Um grave acidente de trabalho, na tarde do dia 07 de Outubro, em Rio Pardo, ocasionou a morte de um bombeiro militar. De acordo com Tenente Dimas Gottardo, Comandante do Pelotão de Bombeiro Militar de Rio Pardo,  o terceiro-sargento Gerson Luiz Klafke, de 49 anos, estava em seu horário de serviço e teria subido em um caminhão e por algum motivo tombou de cima do mesmo. “Não sabemos se ele tropeçou ou passou mal. Só sabemos que caiu”, contou o comandante.


O sargento bateu a cabeça durante a queda e sofreu traumatismo craniano. Logo após o incidente, os colegas acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O bombeiro foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu. Na função desde 1991, o sargento Klafke já poderia ter se aposentando. Mas, conforme Gottardo, o colega amava a profissão.


Atualmente o Sargento Klafke exercia a função de Condutor-Operador de Viatura (COV), mas atuava em diferentes funções durante o atendimento das ocorrências. “Ele fazia o que fosse preciso. Amava o que fazia. Foi salva-vidas por 20 anos, mas agora queria ficar mais perto da família”, disse Gottardo.


O Sargento Klafke residia em Rio Pardo, era casado e pai de duas filhas.

A Corpo de Bombeiros Militar do RS está enlutado com essa trágica perda e empresta toda a solidariedade e apoio à família do Sargento Klafke neste difícil momento.

Seleção dos novos salva-vidas militares - temporada 2016/2017.


Entre os dias 04 e 08 de Outubro do corrente, nas cidades de Imbé e Tramandaí, RS, ocorreram as fases de habilitação de salva-vidas militares de mar para a temporada 2017/2017.

Foram submetidos à avaliação 285 militares (de um total de 328 inscritos), tendo sido considerados aptos para o curso de salvamento no mar 125 policiais e bombeiros militares.


Entre os dias 13 e 14 de outubro espera-se realizar a "repescagem", voltada aos militares que não tiveram condições de se apresentar para os testes, bem como para aqueles que foram considerados inaptos exclusivamente na prova de mar.


O programa de formação e de treinamento dos salva-vidas militares do RS terá início na segunda semana do mês de novembro.


Grande abraço a todos!