Na manhã do dia 13/05/2014, em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RS, foi APROVADO o relatório de CONSTITUCIONALIDADE da PEC 232/2014, que cria o Corpo de Bombeiros Militar do RS.
Os trabalhos foram muito bem conduzidos pelo Presidente da CCJ, Dep. Heitor Schuch, de sorte que o relatório apresentado pelo"grande maestro" do processo, o Dep. Dr. Basegio, foi aprovado por unanimidade.
Fundamental foi a posição do Dep Pedro Pereira, autor da PEC229/2013 que, compreendendo a relevância do momento histórico, adotou uma postura altruísta, em favor da causa, "abrindo mão" do projeto original, proposto por ele mesmo, e acolhendo a proposta do Governo do Estado, apenas com a ressalva de que o tempo para a completa desvinculação da Brigada Militar seja reduzido de 02 de Julho de 2016 para a data de 02 de Julho de 2015.
Logo após, o próprio Deputado Pedro Pereira, em reunião de líderes de partidos, solicitou acordo para a aprovação e publicação do relatório, sendo acolhido por unanimidade.
Na próxima semana o relatório será, novamente, apreciado pelos líderes e, havendo acordo, estará apto a ir à primeira votação em plenário, JÁ NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, dia 20 de Maio de 2014.
Hoje o 13 de Maio, dia da abolição da escravatura, passa a compor mais um marco histórico na trajetória do Rio Grande do Sul. Não poderia haver data mais emblemática para tal aprovação!
Temos ainda um processo de votação em dois turnos, em plenário, pela frente!
Mantenhamos a mobilização e, dentro em breve, celebraremos com a sociedade essa conquista que, há oitenta anos, é tão sonhada e desejada pelos valorosos soldados do fogo!
Vamos em frente e um grande abraço a todos!