quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher!

(foto: seminário estadual de bombeiras militares do RS)

Para muitos, o 8 de Março é apenas um dia para dar flores e fazer homenagens às mulheres. Mas diferentemente de diversas outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.

(Foto: Getty Images / BBCBrasil.com)

Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos - as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus).

(Foto: EPA / BBCBrasil.com)

No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

No Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul a história de luta pela igualdade de gênero começa em um passado muito recente, no ano de 1997, com a então 1º Tenente Maria Jaqueline da Costa Machado, primeira mulher a concluir o Curso de Especialização de Oficiais para Bombeiros – CEBO. 


Concorrendo em iguais condições com os homens, a Tenente Jaqueline desbravou um terreno até então desconhecido e inacessível às mulheres gaúchas, sendo considerada uma verdadeira ícone de seu tempo!


Mais de duas décadas depois a presença das mulheres é plena no CBMRS, onde atuam em todos os campos operacionais e administrativos, como oficiais e praças, demonstrando competência, preparo técnico, dedicação, coragem, resistência e companheirismo, e sempre trazendo um toque de sutileza e de sensibilidade em todos os ambientes que trabalham.

            (Foto: Vinicius Roratto)                                         (Foto: Anderson Fetter -Zero Hora)

Felicito todas as mulheres que ajudam a tornar nosso país melhor e, especialmente, as minhas irmãs de armas, as bravas bombeiras gaúchas!

(Foto: facebook)

Vocês, quase sem perceber, tornaram nossos quartéis, nossos atendimentos e nossos dias muito melhores!!!

Muito obrigado por fazerem parte de nosso CBMRS!!!!

Forte abraço a tod@s!!!!

sexta-feira, 2 de março de 2018

CBMRS recebe equipamentos para Centro de Controle Integrado e viatura Auto Bomba Tanque



Na tarde desta quinta-feira (01), em Osório, foram entregues ao Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul, equipamentos para a criação do Centro de Controle Integrado e de uma viatura auto bomba tanque (ABT).

Tais materiais foram adquiridos através do Termo de Cooperação, firmado no ano de 2013 entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como contrapartida socioambiental pela duplicação da BR 101 entre os municípios de Osório e Torres.


Esse Programa é financiado pelo DNIT, executado pela UFRGS, pontualmente pelo Grupo de Gestão de Riscos e Desastres – GRID do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/RS. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, também atual Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e será operado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

O projeto é composto por 6 (seis) metas, dentre elas, destacam-se:

A Meta 3 – Montagem e Implementação de um Centro de Controle Integrado – CCI, objetivo central da solenidade. O CCI possui a função de centralizar e gerir da melhor forma as ações de respostas tanto em acidentes envolvendo Produtos Perigosos, como também acidentes dos demais tipo, servindo da forma mais eficaz possível à população. Este CCI é equipado com um moderno sistema de Vídeo Wall, capaz de operar 7 dias por semana, 24 horas por dia e 365 dias por ano, bem como de receber imagens de câmeras de monitoramento de trânsito e/ou de cidades. Possui também quatro estações de trabalho, servidor de dados e servidor de segurança de dados, todos concentrados numa sala completamente revitalizada e climatizada.



A Meta 5 – Aquisição de veículos, equipamentos e materiais para respostas aos acidentes envolvendo produtos perigosos. De forma resumida, esta meta previu a aquisição de 20 (vinte) diferentes equipamentos entre veículos, EPIs e ferramentas. Dentre as aquisições, destaca-se uma viatura leve Picuk-Up S10, 4x4 ano 2018 e uma viatura pesada, um caminhão Auto Bomba Tanque, especializado para o atendimento de acidentes envolvendo produtos perigosos.



*matéria extraída da página oficial do CBMRS